CASOTECA

Confira boas práticas da Rede

de Líderes que transforma o país

Inspire-se com boas práticas de políticas públicas

Confira medidas de combate ao Covid-19

Conheça lideranças que estão fazendo a diferença no país


Em rede, a gente constrói mais e melhor

A missão principal do CLP é tornar o Brasil um país mais democrático, capaz de oferecer uma vida digna a todos. A gente acredita que pode colaborar com isso investindo no desenvolvimento de pessoas para que se tornem líderes e mobilizando a sociedade e o poder público na defesa de causas que fortaleçam a democracia e melhorem o funcionamento do Estado brasileiro.

Esses líderes públicos são a nossa aposta como grandes agentes de mudança.

Por isso, os tiramos de suas zonas de conforto para que eles possam pensar e criar, com profundidade, ideias, planos e iniciativas para um Brasil mais justo para todos.


Reconhecer o trabalho de quem dedica boa parte de sua vida em prol dessa transformação também é uma forma de promover a mudança e inspirar outros gestores a investir em iniciativas com esse propósito. Por isso, convidamos você a conhecer os casos dos líderes da nossa Rede. Boa leitura!

SEGURANÇA PÚBLICA
GESTÃO DE PESSOAS
EMPREENDEDORISMO
EDUCAÇÃO
MEIO AMBIENTE
GESTÃO PÚBLICA
OUTROS
COVID-19

SEGURANÇA PÚBLICA

Caso de Roberto Sá, Líder MLG e ex Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro

Criação da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos desarticula quadrilha no Rio de Janeiro. Os resultados com a DESARME são impressionantes. Pouco tempo após sua criação, foram mais de 90 presos, 350 armas e quase 100 mil munições e explosivos apreendidas.


Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida

Caso de Claudia Moraes, Líder MLG e Major da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Projeto mostra que vale a pena empregar recursos no enfrentamento à violência contra a mulher. Segundo Claudia, seu maior desafio foi o de diálogo e de convencimento. "Creio que também houve um alinhamento de atores abertos a essa possibilidade, com vontade de investir em algo diferente na segurança pública."

GESTÃO DE PESSOAS

Segurança Pública integrada e capacitada

Caso de Helena de Rezende, ex-subsecretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro

O projeto apresenta um conjunto de ações desenvolvidas na SSEVP(RJ) voltadas à gestão de pessoas e processos, como regularização dos desafios adaptativos e seus conflitos decorrentes; institucionalização e consolidação dos esforços empregados. O resultado foi o fortalecimento dos aspectos de confiança e empoderamento dos servidores.

EMPREENDEDORISMO

Caso de Guilherme Pasin, Líder MLG e Prefeito de Bento Gonçalves (RS)

.

Empreendedorismo Colaborativo

Caso de Eduardo Nascimento, Líder do Programa Lidera e servidor de Mesquita (RJ)

.

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação de Campinas zerou toda a demanda da Educação Infantil no município, que em 2012 sofria com um déficit de mais de 9.000 vagas para crianças em idade não obrigatória. Algumas das soluções encontradas foram as modalidades de atendimento cogerido, conveniado e supervisionado.

Caso de Leandro Oliveira, Assessor Técnico da Fundação Municipal para Educação de Campinas

Campinas possui analfabetos, porém não conseguia mapear o tamanho dessa população. Diante disso, a Prefeitura criou o projeto denominado “Busca Ativa”, no qual a Secretaria de Educação foi em busca desse público, incentivando-o à voltar para as salas de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município. O principal resultado destas ações foi um banco de dados que além de apontar quem são os analfabetos e onde estão.

Criança na Cidade


Caso de Sylvia Angelini, Líder MLG e Diretora da Prefeitura de Jundiaí, São Paulo

Nas grandes e médias cidades, como é o caso de Jundiaí, as ruas deixaram de ser espaços de convívio. Diante disso, surgiu a política pública integrada "Criança na Cidade", que buscou revitalizar o espaço público comum e criou um grupo de 28 crianças que discutem mensalmente melhorias para a cidade. Como resultado, a cidade viu um aumento de áreas livres destinadas ao brincar, como também a e requalificação dos espaços públicos: calçadas, ciclofaixas e praças.

Escola que protege


Caso de Hélida Siqueira, Secretária de Educação de Três Rios

Com o objetivo de combater e prevenir casos de violências contra crianças e adolescentes em Três Rios (RJ), o Projeto Escola que Protege visou desenvolver ações educativas e preventivas através da educação, cultura e arte. Envolvendo alunos(as), escola, comunidade e parceiros na cidade, foram elaborados programas de conscientização e oficinas de dança, teatro e música. O projeto envolveu 10 escolas da rede pública e 68 alunos(as) em situação de vulnerabilidade.

MEIO AMBIENTE

Renda que vem do Lixo

Caso de Alice Hagge, Líder MLG e Secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Três Rios

Em Três Rios, Rio de Janeiro, a Prefeitura implementou um projeto de Coleta Seletiva Solidária. Ele tinha dois objetivos: gerar renda para os catadores e responder aos anseios da população para que para que o poder público criasse uma coleta seletiva. Diante desse cenário, a Prefeitura criou uma Cooperativa que levou informação, capacitação e renda mensal de R$1200,00 para cada catador envolvido no projeto, como também destinou caminhões específicos para que a coleta seletiva acontecesse em toda a cidade, atendendo os anseios dos cidadãos.

Caso de Tadeu Saravalli, Líder MLG e advogado


Em Birigui, cidade do interior de São Paulo, não existia coleta seletiva e ações do executivo voltadas para Sustentabilidade. O desafio consistia na articulação de vários stakeholders para a sensibilização sobre o tema. Por isso, a Prefeitura aproveitou a janela de oportunidade surgida com a possível chegada da rede de fast food MC Donald's para o município e criou uma parceria público-privada com a empresa para que ela adotasse ações de sustentabilidade. Com o exemplo, a cidade ampliou tais ações para todo o município e começou a desenvolver um plano de meio ambiente.

GESTÃO PÚBLICA

Caso de Shirley Dantas, Líder MLG e Consultora de Planejamento e Gestão Pública

Bem Comum


Caso de Michael Guedes, Líder MLG e ex-Secretário de Comunicação de Juiz de Fora

Liderança Adaptativa em Brumadinho

Caso das líderes MLG Elizabeth Jucá e Janaina Reis

Sem fraude nas contas de água

Caso de Tadeu Saravalli, Líder MLG e advogado em Birigui

Atendimento humanizado em Poços de Caldas

Caso de Yula Merola, Farmacêutica da Prefeitura de de Poços de Caldas

CADÚnico nos municípios

Caso de Rita de Cássia, Coordenadora do CADÚnico em Bananeiras

OUTROS

Mulheres no Comando

Caso de Paola Figueiredo, Líder MLG e Gestora do Programa Lidera Mulher

Com o objetivo de diminuir o alto número de informalidade no trabalho por mulheres, a Prefeitura de São Gonçalo criou o Projeto Lidera Mulher. Ele oferece capacitação e cria uma rede de mulheres empreendedoras locais. O projeto já formou mais de 100 empreendedoras em mais de 4 turmas, além de ter fomentado a Expo Lidera Mulher, possibilitando a comercialização dos produtos dessas empreendedoras.

.

Caso de Danielle Nigromonte, Diretora Executiva na Associação Paulista dos Amigos da Arte

Embora Niterói abrigue o primeiro e mais relevante curso de cinema do país, a cidade não aproveitava o potencial para tornar-se um polo visual. Diante disso, a Prefeitura criou o Programa "Niterói Cidade do Audiovisual". O projeto atraiu investimento para o setor, gerou emprego e renda, como também aumentou a arrecadação de tributos. Com isso, conseguiu promover a imagem da cidade em escala global e estimular a produção artística.

Caso de Naara Normande, Coordenadora de Comunicação e Projetos no gabinete do Dep. Federal João Henrique Caldas (PSB-Alagoas)

Com o objetivo de criar um canal entre a sociedade civil e os políticos e reformular o olhar sobre a política, o Empatia Política é um blog que trabalha uma pauta a cada semana, contando a história pelos três lados: cidadão, servidor público e político ou gestor público. O projeto é um site autoral, onde é possível compartilhar experiências e visões sobre comunicação, política, gestão pública e inovação.

.

Caso de Fábio Ferraz, Secretário de Saúde de Santos

A Prefeitura de Santos estabeleceu a meta de reduzir o índice de mortalidade infantil através do Programa Mãe Santista. Implementado em 2014, ele dá assistência à gestante durante toda a gravidez, incluindo o período pré-natal, parto e pós-parto, e acompanha o bebê até os 24 meses de vida. Ele também oferece a caderneta de consultas, vacinas e outros exames necessários durante o período. O programa já atendeu cerca de 13 mil mulheres na cidade de Santos.

.

Boas-práticas no combate à Covid-19

Com a crise do Covid-19, o CLP adotou o tema como causa e criou dois comitês técnicos para debater o tema. A partir disso, os líderes que estavam adotando boas práticas de saúde pública e de minimização dos efeitos econômicos compartilharam suas iniciais para que elas pudessem ajudar gestores públicos de todo o país.

Além disso, também produzimos para a ENAP o curso "A Liderança Pública em Tempos de Crise", que traz reflexões para os líderes públicos tecerem em momentos como esse que vivemos. Abaixo você acessa as páginas dos Comitês e do curso, como também confere boas práticas de enfrentamento ao Covid-19.

COMITÊ DE SAÚDE PÚBLICA
COMITÊ ECONÔMICO
CURSO ENAP

A Prefeitura de Petrolina tomou a iniciativa de realocar os quase R$ 4 milhões que antes serviriam para as comemorações de São João para medidas de combate ao Covid-19. A verba será destinada à contratação de profissionais, compra de testes rápidos, equipamentos de UTI e criação de leitos.

A Secretaria de Educação da tomou a iniciativa de preparar e distribuir kits com itens alimentícios básicos para suprir as necessidades dos alunos mais carentes da rede municipal. Cerca de 20% dos alunos estão inscritos no Bolsa Família, cumprindo algum critério de vulnerabilidade social, recebendo os kits.


CLP - Liderança Pública

O CLP – Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que há doze anos trabalha para tornar o Brasil um país mais democrático, eficiente e que ofereça uma vida digna aos seus cidadãos. Desenvolvemos pessoas para que se tornem líderes públicos e atuamos para mobilizar a sociedade e o poder público na defesa de causas que melhorem o funcionamento do Estado brasileiro. Acreditamos que, somente assim, será possível termos um país que garanta a cada brasileira e brasileiro a oportunidade de uma vida mais digna.

Atuamos com quatro causas: Gestão de Pessoas no Setor Público - reforma Administrativa; Competitividade; reforma Política e reforma da Previdência.


Em 2020, frente ao cenário de crise gerado pelo Covid-19, o CLP adotou a pauta como causa. Na Agenda CLP de combate à Pandemia líderes públicos e cidadãos de todo o Brasil encontram informações, formas de se engajar, estudos e indicações de como superar essa crise.

AGENDA CLP
PORTAL DO CLP

Siga o CLP nas redes sociais