___________________

C A S O T E C A

___________________

Cidade Sustentável

Contexto

A aproximação entre a Prefeitura de Birigui, em São Paulo, e o McDonald's começou por meio do MBA em Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável, curso realizado pela FGV e a McDonald's University, projeto interno de mudança de conceitos e paradigmas da multinacional.

Após a formação da primeira turma, o McDonald's estava prestes a sair da teoria e ir para a prática. Birigui tinha o interesse de que o primeiro case da multinacional fosse realizado na cidade, que já era signatária do Pacto Global da ONU e precisava estimular mais iniciativas sustentáveis.

No final de 2015, começaram algumas articulações com o McDonald’s, que iria instalar um restaurante na cidade. O desafio consistiu principalmente na articulação de vários stakeholders para o convencimento da importância do assunto.

Problema

No município de Birigui havia déficit na execução de estratégias de sustentabilidade e inexistia uma coleta seletiva e os assuntos de sustentabilidade eram tratados de forma tímida com pouquíssimas ações concretas pelos gestores públicos e pela iniciativa privada.

Iniciativa

Diante deste contexto, o Projeto Birigui Sustentável é uma parceria inédita na América Latina entre o McDonald’s e a Prefeitura de Birigui, concebido como piloto a ser replicado em todas as unidades da multinacional na área de sustentabilidade. Após 12 meses de negociação e amadurecimento do piloto, o projeto foi desenhado num formato de protocolo de intenções assinado em janeiro de 2017.

O documento prevê que o McDonald's apoia as iniciativas da Prefeitura de Birigui pelo período de 2 anos com possibilidade de prorrogação. O apoio se refere às iniciativas relativas à educação infantil para a sustentabilidade, resíduos sólidos, arborização, parcerias e educação executiva. A primeira fase foi um piloto na área de educação infantil, durante 6 meses, que foi concluído e divulgado em junho de 2017.

No módulo da educação, o objetivo é formar a consciência sustentável tanto das crianças do setor público e privado, quanto das lideranças locais e regionais, fechando este ciclo de aprendizagem diferenciada. O módulo de Educação Infantil para Sustentabilidade contou com o programa Impacta ODS, elaborado pela Aldeias Infantis SOS Brasil em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, que dissemina os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de uma série de gibis da Turma da Mônica.

Os próximos passos foram na direção de reuniões mensais para a estruturação da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, florestas urbanas e implantação do mencionado MBA em Birigui, de forma semipresencial. Também buscou a Implantação da educação em sustentabilidade, por meio dos gibis do Instituto Maurício de Sousa, em todas as unidades de ensino do município; implantação da coleta seletiva em toda a cidade; ampliação do plantio de árvores, atos para preservação das florestas existentes e fortalecimento de parcerias.

Resultados

O que se observa é que o Projeto Birigui Sustentável teve um alto impacto na comunidade local e novos atores surgiram para se integrarem, sem perder os valores primordiais do projeto, colaborando com soluções e iniciativas criativas.

Uma relevante ação da Prefeitura Municipal de Birigui foi a preservação da maior mata urbana do município para a atual e futuras gerações. O Prefeito Cristiano Salmeirão assinou decreto que declara de utilidade pública, para fins de preservação ambiental e cultural, o imóvel (área de 38.179,40 m2) que se localiza na região central de Birigui, onde existe um fragmento de mata atlântica no interior. A Prefeitura de Birigui também criou o Fundo Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade para buscar mais investidores nas ações de sustentabilidade.

Fruto deste trabalho, o Município foi referenciado no evento IMPACTA ODS promovido pelo Instituto Maurício de Sousa e Aldeias Infantis SOS Brasil realizado na cidade de São Paulo, no mês de agosto de 2017, onde contou com a participação do Diretor Executivo do Pacto Global da ONU, Sr. Carlo Pereira.

Alavancas de Institucionalização

O protocolo de intenções assinado entre o McDonald´s e a Prefeitura de Birigui vigora pelo prazo de dois anos podendo ser prorrogado. Ao final do prazo, deve-se fazer uma avaliação para se estabelecer novas ações com os novos servidores municipais condutores do projeto, a fim de que, outras áreas também sejam institucionalizadas decorrente de futura prorrogação.

Vale destacar que o Projeto Birigui Sustentável, por meio do McDonald´s foi replicado em outras cidades, onde cada município com suas características e vocações desenvolve ações de sustentabilidade a seu modo. Em outubro de 2017, a primeira cidade a replicar o projeto foi Araçatuba, em São Paulo.

Líder por trás da iniciativa

Caso de Tadeu Saravalli, Líder MLG e advogado de Birigui (SP)

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública