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C A S O T E C A

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Atendimento humanizado em Poços de Caldas

Contexto

O município de Poços de Caldas fica ao sudoeste do Estado de Minas Gerais, na divisa com o estado de São Paulo, a 1186 m de altitude. Na região sul do estado, o município é principal pólo socioeconômico da região, tendo área total do município de 544 m2. A Farmácia Municipal de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas atende em torno de 750 usuários por dia para dispensação de medicamentos do componente básico. A Assistência Farmacêutica conta com 4 farmácias municipais, 2 farmácias hospitalares, 34 dispensários de medicamentos e conta 325 medicamentos padronizados municipais.

Problema

De acordo com o protocolo de dispensação de medicamentos de alto custo, somente as Farmácias do Estado dispensam estes medicamentos. No Sul de Minas Gerais, a Farmácia do Estado está localizada na cidade de Pouso Alegre, a 100 km de distância de Poços de Caldas.

Iniciativa

Diante deste problema, o Programa Atendimento Humanizado em Poços de Caldas nasceu com o objetivo de descentralizar e humanizar a dispensação de medicamentos do componente especializado do Estado através da dispensação na Farmácia Municipal da cidade.

Para isso, a Assistência Farmacêutica implantou uma unidade de atendimento do componente especializado na Farmácia Municipal para dar todo o suporte no preenchimento dos formulários e para tirar dúvidas de médicos que prescrevem os medicamentos. Ela também disponibiliza um atendimento individualizado, com o objetivo de auxiliar os doentes com os remédios. O profissional avalia o paciente para determinar qual o tipo de medicamento, e orientá-lo quanto ao seu uso, as possíveis reações e os horários das doses. Esse atendimento funciona de segunda a sexta, no período da manhã.

Além disso, foi organizado para a equipe de logística ir todas as terças e quintas-feiras à Pouso Alegre para retirar os medicamentos em nome dos pacientes, para que estes medicamentos fossem dispensados em Poços de Caldas.

O Programa também implementou um protocolo de atendimento aos pacientes de hemodiálise, que ficavam expostos ao irem à farmácia para receberem seus medicamentos controlados. Foi estabelecida uma parceria com a Terapia Renal Substitutiva do SUS - Sistema Único de Saúde, para que os pacientes possam buscar os medicamentos diretamente nos centros médicos onde realizam suas sessões de hemodiálise.

Resultados

Atualmente, o Programa atende cerca de 300 pessoas por mês. O novo protocolo resultou em pontos positivos no que se refere a problemas relacionados ao medicamento, interações medicamentosas e orientações sobre administração de medicamentos, sejam para os profissionais de saúde ou aos pacientes e seus familiares.

Ele também trouxe humanização ao atendimento dos pacientes ou usuários do SUS de alto custo. Antes da descentralização, os pacientes enviavam a documentação para análise e recebiam a negativa; e tanto o usuário quanto o médico não sabiam o motivo. Agora, com esta interlocução do município, a equipe da Farmácia avaliar se todos os campos estão preenchidos antes de enviar o processo. Assim, o médico passou a ter um canal direto com o município para auxiliar no preenchimento destes formulários, além da comodidade do usuário de ir buscar o seu remédio no dia agendado e na sua cidade.

Líder por trás da iniciativa

Caso de Yula Merola, Farmacêutica da Prefeitura de de Poços de Caldas

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