___________________

C A S O T E C A

___________________

Multiplicadores do Família Acolhedora (Santos/SP)

Contexto

O Família Acolhedora é um serviço tipificado pela política nacional de assistência social, que organiza o acolhimento em residências de famílias cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva (ECA, Art. 101).


Esse serviço possibilita que crianças e adolescentes deixem de passar por uma instituição de acolhimento tradicional, protegendo-as num contexto familiar e residencial, enquanto a família de origem é trabalhada para a superação da situação que culminou na medida de proteção, ou enquanto se consolida o encaminhamento para família adotiva. Em Santos, esse serviço existe desde 2005.

Problema

Antes do estabelecimento do projeto "Multiplicadores da Família Acolhedora" contávamos com apenas 5 famílias cadastradas, número que permaneceu estagnado por anos. Em contrapartida, o número de crianças e adolescentes encaminhados para serviços de acolhimento institucional no município tem aumentado significativamente. Esse se constituía enquanto um problema complicado, representando um conjunto de problemas simples e com diferentes variáveis envolvidas, especialmente considerando o contexto pandêmico e o aprofundamento da desigualdade social nos últimos anos.

Iniciativa

O objetivo central do projeto é ampliar o número de famílias cadastradas no serviço. Para tanto, estruturamos uma campanha de capacitação para formação de agentes multiplicadores do serviço, entendendo que ele ainda não era conhecido pela população no geral. Qualquer pessoa interessada no assunto pode participar das capacitações e se formar enquanto multiplicador. Assim, foi estabelecida a meta de realização de uma capacitação mensal online aberta aos interessados, assim como estratégias de comunicação para divulgação sobre o serviço e as capacitações.

Resultados

Em seis meses, ampliamos em 200% o número de famílias cadastradas como famílias acolhedoras e chegamos a marca de 300 pessoas engajadas enquanto multiplicadores formados pelo projeto.


Recebemos diversos relatos de pessoas que não conheciam o serviço e passaram a, de fato, serem multiplicadores das informações, impactando, inclusive, na luta pela efetivação desse serviço em outros municípios. Santos é a única cidade da Baixada Santista que desenvolve esse trabalho. Apenas 39 cidades no estado de São Paulo possuem o serviço Família Acolhedora. Após a execução desse projeto, profissionais de outros municípios tem buscado nossa cidade como referência para implantação do serviço.

Responsável pela iniciativa

Carlos Mota

Líder MLG

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública