___________________
C A S O T E C A
___________________
A cidade de Bauru com aproximadamente 350 mil habitantes à época possui autarquia municipal de água e esgoto, a qual realiza suas compras para cumprir sua finalidade legal e o uso da tecnologia da informação em suas licitações apontava para uma economia no erário municipal para uso dos recursos públicos em outras frentes de desenvolvimento na área do saneamento.
O DAE-Bauru teve administrações anteriores que não inovaram na gestão pública e os munícipes eram os maiores prejudicados.
O Pregão Eletrônico permite que os licitantes de todo o Brasil participem do certame sem a necessidade presencial no local da disputa. Desta forma o órgão público, desde que elabore adequadamente o edital, pode obter maior economia em suas aquisições e bons produtos. De outro lado, a forma viciosa que se conduziam as licitações da autarquia, apresentava-se como um "jogo de cartas marcadas", pois, determinados servidores direcionaram e beneficiaram determinadas empresas, que sempre venciam as licitações.
A modernização das compras públicas do DAE - Departamento de Água e Esgoto de Bauru, por meio da implantação do Pregão Eletrônico utilizando o Sistema Licitações-e do Banco do Brasil foi um grande desafio no ano de 2005. Após sua implementação, o DAE-Bauru teve em média uma economia de 25% nas suas aquisições com o recebimento de produtos de melhor qualidade.
No que se refere ao combate à corrupção, o pregão eletrônico gera credibilidade para que outros licitantes possam participar das licitações em igualdade de condições.
Através da iniciativa, foi possível modernizar as compras públicas da administração pública, economizar o erário público, capacitar e engajar servidores, ampliar as licitações e melhorar a transparência pública. Além disso, para os munícipes, os recursos originários do pagamento pela prestação de serviço de água e esgoto foram potencializados para ampliação dos serviços.
A iniciativa vinha sendo mensurada e monitorada, porém a nova administração retornou às licitações com o uso apenas do pregão presencial, o que desvirtuou a medida inicial. Ainda assim, o projeto mudou a cultura organizacional e os indicadores relacionados na economia das compras públicas são fundamentais neste processo.
Caso de Tadeu Saravalli, ex-Assessor Técnico de Gabinete na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública