___________________
C A S O T E C A
___________________
Com a pandemia, todas as redes de ensino se propuseram a buscar soluções para que o impacto negativo do distanciamento fosse minimizado e salvo algum vínculo pedagógico com os estudantes e profissionais da educação.
Nesse sentido, a Coordenação de Formação com Ênfase em Educação Integral, com o total apoio da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, criou a Jornada da Educação On-line (JEO) para disseminar recursos pedagógicos ou administrativos para atender o ensino remoto durante crise sanitária e o isolamento social. O decreto estadual para o isolamento foi publicado em 13 de março e já no final de abril foi iniciada a Jornada da Educação Online.
Com a necessidade de apoiar a solução de ensino remoto, o uso das tecnologias ganhou status de prioridade e gerou a demanda por capacitação. Era preciso apresentar à rede de ensino uma solução rápida para as novas demandas cotidianas tanto do contexto escolar como das ações administrativas da rede. Do contrário, cerca de 700 mil de alunos ficariam indeterminadamente sem algum vínculo escolar e boa parte dos 60 mil servidores com suas rotinas profissionais prejudicadas devido a falta de habilidade e ou capacitação para o uso das ferramentas digitais no trabalho remoto.
A Jornada teve como principal objetivo formar docentes e os demais servidores da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro e parceiros externos para que, por meio das interfaces digitais, pudessem desenvolver os objetivos pedagógicos ou administrativos com e para os estudantes da rede estadual de ensino. Mas também teve em seu desenho a oferta de momentos (lives) em que se pensou a saúde e o bem estar dos servidores.
Para o desenvolvimento inicial do Projeto, foram mobilizados os professores-formadores dos 21 polos de formação, cerca de 70 profissionais e, de modo voluntário, servidores de outras Superintendências que tivessem o interesse em apoiar na mediação das turmas. Todos os multiplicadores foram formados pelo grupo de trabalho que desenvolveu a Jornada.
Os beneficiados foram os 700 mil alunos da rede, pois com essa qualificação todos os profissionais da rede puderam inovar nos processos que envolvem todo contexto educacional frente à pandemia.
Com o projeto da JEO, a coordenação se reinventou e após uma pesquisa interna com os formadores refez toda a sua organização, de modo a gerenciar as potências e talentos da equipe. De maneira que passada a urgência de 2020, a partir desse primeiro movimento para a solução, a Secretaria vem avançando no sentido da implementação de uma cultura de inovação, baseada no uso das tecnologias.
Em 2021, foi iniciada uma Jornada interna de formação para os formadores que envolvia primeiro a reconstrução da identidade deles com a função desempenhada.
Vivian Barros
Líder MLG e Coordenadora de Formação na Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da SEEDUC-RJ
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública