___________________

C A S O T E C A

___________________

Amigos de Cotiporã (RS)

Contexto

O projeto “Amigos de Cotiporã" foi criado em 2019, através da Lei Municipal no 2.725/2019. Tem como principal objetivo o envolvimento coletivo e a participação da comunidade no embelezamento, cuidado e preservação de diferentes espaços públicos pertencentes ao município de Cotiporã, com a finalidade de qualificá-los ainda mais.


A Administração Municipal desenvolveu programas para abrigar projetos e ações, garantindo a qualidade de vida e autoestima da população. O projeto incentiva o serviço comunitário no Município, estimulando e fomentando ações voluntárias de cidadania e envolvimento da sociedade. Ainda, permite que pessoas físicas, jurídicas, entidades ou comunidades adotem espaços públicos, responsabilizando-se pela manutenção e embelezamento dos mesmos.

Problema

Cotiporã é um município rico em pontos turísticos, principalmente os naturais, mirantes, praças balneários, cascatas e outros. Neste sentido, o turismo é uma área consideravelmente abrangente que o serviço público precisa atender e fomentar. A criação do projeto “Amigos de Cotiporã" busca garantir que todos os espaços municipais recebam cuidado e embelezamento, o que muitas vezes se torna mais difícil para o poder público.

Iniciativa

Ao criar a Lei Municipal, a Administração vislumbrou uma cidade ainda mais viva e colorida, espaços arborizados permanentemente e acreditou no engajamento da comunidade, afinal, a força e o trabalho coletivo são capazes de gerar grandes resultados.


O primeiro passo foi a elaboração de uma relação contendo todos os espaços públicos passíveis de adoção no Município, bem como possíveis empresas e entidades que poderiam se habilitar ao projeto.

Com a Lei instituída, a Secretaria de Turismo e Cultura buscou parceiros, convidando empresas e entidades para adotarem os espaços públicos. Com o grande sucesso do projeto, atualmente, os moradores buscam a Prefeitura Municipal para solicitar a adoção dos espaços, não sendo mais necessário que a secretaria responsável convide os mesmos. Acredita-se que essa ação está interligada com a mudança de hábitos e principalmente a importância dos moradores deixarem a sua marca e contribuição na sociedade que vivem. Buscando reconhecer, agradecer e valorizar os responsáveis pelos serviços executados, cada espaço adotado recebe uma placa de identificação, informando a pessoa/entidade que adotou e qualificou o local.

Resultados

Além de incentivar o espírito comunitário e aproximar a comunidade cotiporanense da Administração Municipal, Cotiporã está ainda mais viva e colorida, recebendo o cuidado que merece. Todos os locais já adotados seguem tendo os serviços de manutenção contínua. Atualmente, são 16 termos de parceria assinados e novos pedidos para adoção de espaços em andamento. Vale destacar que não houve investimento de recursos públicos para tal mobilização, bem como todos os custos ficam a cargo do adotante.

Responsável pela iniciativa

José Carlos Breda

Ex-prefeito de Cotiporã (RS)

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública