___________________

C A S O T E C A

___________________

GT Covid-19

Contexto

Na lógica da regionalização e construção de Redes de Atenção à Saúde (RAS), a região norte do estado do Rio de Janeiro é formada por oito municípios, sendo eles: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Em relação à assistência à saúde, um dos principais desafios dessas cidades diz respeito à cobertura de atenção básica, que em municípios maiores, como Macaé e Campos, é inferior a 50%.

No Brasil, o primeiro caso confirmado do novo coronavírus, pelo Ministério da Saúde, ocorreu no dia 26 de fevereiro, em São Paulo. O caso notificado foi de um homem de 61 anos que procurou atendimento no Hospital Israelita Albert Einstein, com histórico de viagem para Itália. Desde então, houve aumento do número de novos casos por todo o país, e em Macaé, no Rio de Janeiro, o primeiro caso confirmado foi no dia 27 de março.

Problema

O primeiro caso no município evidenciou a interiorização da epidemia no Brasil. Diante do cenário de incertezas sobre a disseminação e letalidade da doença no processo de interiorização, fez-se necessário aprofundar a avaliação do seu quadro epidemiológico.

Iniciativa

O GT-COVID, um grupo multidisciplinar de enfrentamento à doença, nasceu com o objetivo de estabelecer parcerias dentro e fora da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro para o enfrentamento da pandemia. Nele, estão envolvidos 120 servidores (alunos, técnicos administrativos e docentes) da UFRJ-Macaé, sob a coordenação de docentes do Observatório de Saúde de Macaé.

Resultados

Foram elaborados materiais educativos e informativos referentes às principais normativas de segurança biológica do Ministério de Saúde no contexto da Covid-19, a serem vinculados nas redes sociais. Também houve apoio às equipes assistenciais nos territórios de cuidado e apoio administrativo à equipe, central de “tele acolhimento” individual em saúde mental para trabalhadores de saúde, e combate às fake news através da produção de notas técnicas e epidemiológicas.

Alavancas de Institucionalização

A iniciativa está sendo mensurada e monitorada continuamente. Uma reunião é realizada a cada mês para estabelecer metas. Ao final do ano, será elaborado um relatório com a previsão de um livro com as produções do sub-grupos.

Líder por trás da iniciativa

Karla Santa Cruz Coelho, Líder MLG e ex-Diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública