___________________

C A S O T E C A

___________________

Ipojuca do Futuro (RJ)

Contexto

A pandemia de COVID-19 trouxe consequências assustadoras para o desenvolvimento econômico e social, seja nas grandes metrópoles ou nas pequenas cidades. Neste cenário, onde as âncoras do desenvolvimento foram duramente afetadas, o desafio foi estabelecer estratégias para a retomada econômica no município do Ipojuca, dono do terceiro maior PIB de Pernambuco e considerado pelo Ministério do Turismo a sétima melhor cidade para se viver no estado (IDMH: 0,619, considerado índice médio).

O Desenvolvimento Econômico do município está fortemente ancorado no Turismo; Complexo Industrial Portuário de Suape (com mais de 100 empresas distribuídas em 11 Polos de Desenvolvimento, sendo 54 localizadas no território de Ipojuca Suape); Setor Sucro Alcooleiro (com 72 engenhos), Comércio e Serviços. Ipojuca dispõe ainda de Distrito Industrial localizado em Camela, com espaço para abrigar empresas cujos perfis não se adequem a Suape e que atuem de forma integrada às cadeias produtivas do município.

Problema

Mesmo antes da pandemia, o município do Ipojuca já vinha sofrendo os efeitos da crise econômica nacional - e passou a sofrer o agravamento da crise, diretamente sobre as principais âncoras do desenvolvimento local: fechamento de hotéis e estabelecimentos comerciais. Segundo o CDL Ipojuca, a queda no comércio foi por volta de 40%; e segundo a AHPG, 300 milhões de reais deixaram de circular por mês em Ipojuca. Comércio de praia e atividades na orla paralisados, população com dificuldades no acesso a bens e serviços essenciais, tais como alimentos, medicamentos, transporte, dentre outros. A pandemia em Ipojuca impactou desfavoravelmente as áreas sociais, econômicas, culturais, políticas e históricas em proporções inéditas.

Iniciativa

O conjunto de Programas e Projetos “Ipojuca do Futuro" foi construído e proposto com o intuito de proporcionar à população do município:


  • Empreendedorismo - Programa Cidade Empreendedora;
  • Empregabilidade e Qualificação - Programa Emprego Certo;
  • Inovação - Programa Ipojuca do Futuro;
  • Atração de Investimentos - Programa Vem Para Cá;
  • Turismo - Programa Turismo 360°;
  • Agricultura - Programa AGRI+;
  • Estruturação da Agência de Desenvolvimento do Ipojuca - Programa Nova AD.

Resultados

A iniciativa do conjunto de Programas e Projetos "Ipojuca do Futuro" melhorou significativamente a realidade do público alvo, e do próprio município como um todo, tornando Ipojuca, de fato, uma cidade Empreendedora e Inovadora.


Focar na população e nos setores da economia, tão duramente atingidos pelas consequências da pandemia, trouxe para o público-alvo segurança, apoio, incentivo, dignidade e garantia de direitos. Em uma Pesquisa de Satisfação distribuída aos participantes do Projeto AGORA - Etapa Nossa Senhora do Ó, constatou-se:


72,49% dos participantes nunca haviam participado de eventos semelhantes anteriormente; a avaliação positiva dos serviços, oficinas, cursos e palestras foi de 81,15% (muito bom); a avaliação da aquisição de conhecimento foi de 98,55%; tendo como nível de satisfação geral: muito satisfeito (65,22%), satisfeito (30,43%) e insatisfação (0%).

Alavancas de institucionalização

Como era período de pandemia e até de lockdown, foram feitas dezenas de reuniões por vídeo conferência com as partes interessadas para fazer ajustes e melhorias nas ações e projetos. Um único encontro reuniu dezenas de diretores, gerentes e analistas de RH de empresas, hotéis, pousadas e restaurantes para entender as maiores demandas de emprego, de qualificação e de empresas parceiras para que nossa equipe de empregabilidade, qualificação e empreendedorismo pudessem trabalhar para suprir as demandas.


Antes do projeto, não existia relacionamento entre a iniciativa pública e a privada para confluir num mesmo objetivo. Houve uma mudança na cultura de relacionamento com a prefeitura e hoje há um relacionamento, as empresas estão usando a estrutura da secretaria para fazer seleção, usam o banco de talentos da prefeitura para buscar candidatos às vagas disponíveis e procuram a sala do empreendedor para tirar dúvidas e resolver suas documentações, mantendo contato e participando dos projetos da secretaria.

Responsável pela iniciativa

Uyapuran Medeiros

Secretário Municipal de Comunicação e Secretário Municipal da Juventude em Ipojuca (PE).

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública