___________________
C A S O T E C A
___________________
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE/SC) é um órgão superior da Administração Pública Direta do Poder Executivo Estadual. Com a reforma Administrativa ocorrida através da Lei Complementar nº 741 de 12 de junho de 2019, houve a junção dos três órgãos de Infraestrutura e Mobilidade existentes no Estado de Santa Catarina. A intenção da junção dos órgãos, pautada sobretudo na necessidade de garantir enxugamento da máquina pública e eficiência na prestação dos serviços público já era de conhecimento da equipe de transição do governo.
Através de diagnóstico realizado com todas as gerências das três estruturas (Deter, SIE e DEINFRA), além das auditorias realizadas por atores internos e externos ao longo dos anos, um problema era claro: déficit de investimentos e atores não apenas na área finalística de engenharia, mas também na parte de gestão.
Os relatórios do Tribunal de Contas do Estado e do Ministérios Público apontavam a necessidade de investimentos em gestão e reforço do quadro técnico dos funcionários ao longo de mais de 10 anos de citações. Além disso, faltava uma cultura de gestão para assegurar melhorias nas entregas, sobretudo quando da junção das três estruturas em um único órgão.
Assim, foi realizada um trabalho em conjunto entre a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade e a Universidade do Estado de Santa Catarina, a fim de construir o Programa de Residência em Gestão Pública. Seu objetivo foi atender o problema de necessitar de pessoas qualificadas na área de gestão, além de inserir os alunos de administração pública na soluções de problemas reais de gestão pública. A implantação do programa se deu através da parceria entre executivo estadual, academia e iniciativa privada.
Os principais papéis desenvolvidos no programa foram:
→ proposição da proposta;
→ articulação para viabilizar os diferentes atores e executar o projeto;
→ acompanhamento junto aos alunos e setores da secretaria para garantir que as premissas e objetivos fossem alcançados;
→ auxílio na sugestão de resolução dos problemas complexos;
→ e integração entre as diferentes soluções dos projetos individuais para garantir ganho de escala para a Secretaria.
A mensuração da iniciativa se deu através das reuniões mensais e semanais de monitoramento das intervenções, e os resultados do programa foram apresentados através de relatório para a Universidade do estado. Após os aprendizados do projeto piloto, verificou-se a necessidade de apontar os indicadores de acompanhamento para além dos ligados aos objetivos geral e específicos.
Larice Peters, Superintendente de Planejamento e Gestão na Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina.
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública