___________________

C A S O T E C A

___________________

COVID-19 em dados

Contexto

Para a construção de uma sociedade mais transparente, justa e igualitária é essencial a disponibilização de dados de maneira aberta. A situação de enfrentamento da epidemia do Covid-19 requer a maior quantidade de dados, tanto para o gerenciamento dos efeitos imediatos do alastramento do vírus – estratégias de gestão da demanda por acesso ao sistema de saúde, suprimentos dos hospitais, recursos humanos – quanto para entender e criar uma agenda acerca dos impactos sociais e econômicos consequentes da pandemia. Este é o contexto da iniciativa de Pernambuco.

Problema

A iniciativa se dirige aos gestores públicos que estão trabalhando no enfrentamento da Covid-19 e à sociedade em geral. Ela teve como objetivos:

- auxiliar os gestores públicos a enfrentarem a Covid-19, facilitando a tomada de decisões tempestivas com base em evidências;

-auxiliar a sociedade a compreender as medidas adotadas e/ou recomendadas pelo governo para mitigar a proliferação da doença, por meio do acesso a dados oficiais, disponibilizados de forma simples e transparente, ajudando a combater notícias falsas;

-oferecer dados abertos, com metadados explicativos, dentro do padrão de Licença Aberta para Bases de Dados (ODbL) do Open Data Commons, favorecendo o controle social pela mídia e os estudos científicos pela academia;

-na perspectiva do nudge, dar o “empurrão da população” na direção certa, materializando o vírus através dos mapas, com baixa fricção, alta saliência e proteção à privacidade.

Iniciativa

No intuito de garantir amplo acesso a dados abertos, o Núcleo de Ciências de Dados (NCD) do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), estrutura ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE), desenvolveu uma aplicação open source em “R”, denominada Covid-19 em Dados, com painel embarcado em “Power BI”, em versão gratuita.

Além de ser útil aos gestores para o enfrentamento da pandemia, a aplicação tem como principal valor a transparência ativa, pois a partir dela, a população, a mídia e a academia também têm uma fonte segura dos dados. A ferramenta de análise e visualização de dados foi elaborada a partir da integração de bases confiáveis, agregando dados mundiais, nacionais e estaduais, relativos a epidemia, aos leitos, testes, etc. Ademais, a aplicação foi construída com alta granularidade, mas respeitando a anonimização, sendo possível, por exemplo, visualizar em mapas dinâmicos o endereço aproximado dos casos - o que foi essencial para conscientizar a sociedade de que a doença está próxima, e de que é necessário manter o distanciamento social.

Acessar →

Resultados

A implantação da aplicação Covid-19 em Dados proporcionou significativos resultados desde sua implementação. Cabe destacar, inicialmente, que a aplicação foi construída por uma equipe composta por 13 gestores governamentais, aliados a 30 analistas de tecnologia, no tempo de 07 dias, no mês de março/2020, sendo a primeira aplicação estadual sobre o covid19 a ser lançada no Brasil. A plataforma obteve excelentes resultados em transparência tanto de órgãos avaliadores de transparência quanto da sociedade em geral.

+7 mi

acessos na plataforma e quase 500 mil usuários diferentes

nudge

o nudge com os mapas foi bem sucedido. Foram mais de 1,5 milhão de acessos em um único dia

No ranking OKBR, Pernambuco figurou em primeiro lugar por das semanas 1 a 7, e em segundo lugar das semanas 8 a 11, sendo o primeiro Estado a lançar uma painel web e o único que se manteve com avaliação alta de transparência ao longo das 11 semanas. Além disso, até o dia desta submissão (09/07), a plataforma recebeu mais de 7.6 milhões de acessos, de quase 500 mil usuários diferentes, com sessões originadas em todos os continentes do mundo, mostrando o padrão internacional de qualidade da plataforma. Também houve a intensa cobertura da mídia, inclusive, com matéria no Jornal Hoje, na qual se destacou o pioneirismo de Pernambuco.

Além disso, o nudge com os mapas mostrou-se bem sucedido, já que no dia 24/04/2020, quando a plataforma viralizou e atingiu 1.5 milhão de acesso em um dia, Pernambuco atingiu pela primeira vez o 1º lugar em isolamento social no País, de acordo com o índice da In Loco, quebrando uma queda seguida de 8 dias no isolamento. Ademais, promoveu a integração com outras iniciativas promovidas pelo poder público contribuiu para que houvesse o impulsionamento de outros aplicativos, como a plataforma de telessaúde “Atende em Casa”. Com a disponibilização do link do aplicativo, o “Atende em Casa” quebrou seu recorde de inscritos.

Pessoa por trás da iniciativa

Caso do estado de Pernambuco escrito por Katarina Santiago, Gestora Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão e Doutora em Engenharia de Produção.

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública