___________________

C A S O T E C A

___________________

A cidade do Empreendedorismo

Contexto

Em 2015, ano em que as economias brasileira e gaúcha vivem uma das mais graves crises da história, a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, também sentiu os efeitos da instabilidade. O município viu sua economia estagnada, baseada em setores como o moveleiro, metal mecânico e prestação de serviços turísticos.

Problema

Apesar de terem segmentos mais afetados do que o outro, todos os setores de Bento Gonçalves sofreram com o aumento do desemprego e a diminuição do poder de compra de moradores e visitantes.

Iniciativa

Como a cidade de Bento Gonçalves sempre foi muito identificada com os valores do trabalho, a prefeitura viu nesse potencial empreendedor uma forma de superar a crise. Assim, atuando de forma sistêmica, foi pensado um conjunto de ações. Elas tiveram início com a análise do cenário e das potencialidades do município.

Através da Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico, foi isentado taxas e tributos para empresas com projetos de ampliação ou que desejassem se instalar na cidade. Também foram desenvolvidas ações de promoção ao mercado de trabalho, a partir do ingresso no Programa ACESSUAS do Governo Federal, e criado o Projeto Transformando Vidas, para oferecer atividades aos adolescentes de baixa renda. Por último, foi criada a Sala do Empreendedor, um espaço para tirar dúvidas e encaminhar a documentação sobre abertura, alteração e regularização de empresas.

Em um momento de desequilíbrio nas contas públicas de todo o país, a prefeitura inovou. Não aumentou os impostos e isentou taxas de empreendedores dispostos a investir na cidade. Com isso, criou-se um círculo virtuoso de desenvolvimento, emprego e renda - e o consequente aumento da arrecadação.

Resultados

De janeiro a setembro de 2018, 1.000 pessoas foram encaminhadas ao mercado de trabalho, nas áreas de comércio, construção civil, saúde e indústria. No mesmo período, o número de empresas abertas chegou a 1.075, saindo de 804 em 2017. A construção de um novo presídio também gerou 120 novos empregos e 34 jovens participantes do Projeto Transformando Vidas tiveram sua primeira oportunidade profissional.

A partir da ampliação de empreendimentos, R$ 168 milhões foram investidos no município e R$ 288 milhões estão projetados para os próximos anos. Os atendimentos na Sala do Empreendedor também tiveram um salto, saindo de 15 mil em 2017, para 16 mil em 2018. Levando em conta a facilidade de recolher documentação, obter licenças e baixo tempo de espera, houve 98% de aprovação da Sala.

Além disso, o registro de micro e pequenas empresas passou de 58 dias para 7 a 15 dias. Segundo a Plataforma Connected Smart Cities, Bento Gonçalves está entre as 50 cidades mais empreendedoras do Brasil. Em um estudo da revista Exame, que pesquisou as melhores cidades com mais de 100 mil habitantes para investir e empreender, o município ficou é a 27ª melhor do país e a 3ª do Rio Grande do Sul.

Líder por trás da iniciativa

Caso de Guilherme Pasin, Líder MLG e Prefeito de Bento Gonçalves (RS)

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

CLP - Centro de Liderança Pública