___________________

C A S O T E C A

___________________

Programa Minha Coleta

Contexto

Apenas 4% dos resíduos recicláveis são destinados corretamente no Brasil. No estado do Rio de Janeiro, aproximadamente 288 MI de quilos de resíduos são gerados em condomínios e 194 MI de quilos nas empresas sem ter a destinação correta. No estado carioca, cada pessoa em sua residência gera em média 87kg de recicláveis/ano, onde todas as soluções existentes só conseguem reciclar 5kg. Calculando a geração em condomínios residenciais, há aproximadamente 288 MI de KG de resíduos recicláveis que não estão indo para reciclagem.

Problema

Os principais motivos que geram esse problema estão ligados à falta de inteligência logística para quem coleta, falta de volumes coletados para comercializar diretamente com indústrias a um preço melhor caindo na mão de atravessadores, pouco conhecimento prático dentro dos condomínios para separação dos resíduos e parcela de moradores não engajados corretamente com a coleta seletiva.

Iniciativa

Com objetivo de resolver esses problemas, a Minha Coleta foi lançada como um modelo de negócio. Ela conecta toda cadeia de coleta seletiva com inteligência e rastreabilidade, aumentando os benefícios e a receita de toda cadeia de forma justa e transparente.

Ela proporciona aos condomínios residenciais um sistema de gestão, conscientização e benefícios da coleta seletiva que garantem a gestão transparente e segura do resíduo, dizendo qual caminho do resíduo e quanto já foi retirado dos condomínios e quem está recolhendo o material. Há também conteúdos educativos sobre coleta seletiva, desafios e missões gamificadas para moradores e funcionários.

Resultados

Desde o início da iniciativa, mais de 500 pessoas foram engajadas diretamente com nossa plataforma. Registrando aproximadamente 510 toneladas de resíduos descartadas para a reciclagem, foi possível evitar que 7.326 árvores, 553.457 KG de areia, 121.817 litros de petróleo e 1.789.230 kg de minério deixassem de ser extraídos do meio-ambiente. Também houve a economia de 15.607 m³ de água e 398.142 kW de energia.

Alavancas de Institucionalização

Os resultados da iniciativa são mensurados através de relatórios de impacto ambientais que contabilizam todo o impacto do descarte de resíduos dentro dos prédios e condomínios. Os relatórios serão compartilhados gratuitamente para a gestão pública de cidades onde há moradores que usam a Minha Coleta.

Líder por trás da iniciativa

Eduardo Jorge Nascimento, cofundador da Minha Coleta

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública