___________________
C A S O T E C A
___________________
A crise econômica mundial vem colocando os programas sociais no centro das atenções: a rede de proteção social, formada pela assistência social - como o programa Bolsa Família -, é fundamental para manter a renda da população e o mercado de consumo. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), também reconhece a importância dos programas sociais de transferência e complementação de renda para a recuperação da economia, garantindo direitos aos mais vulneráveis com a ruptura do ciclo intergeracional de pobreza.
Neste período de pandemia, ficou ainda mais claro que o Brasil é um dos países com alta taxa de desigualdade de renda e se caracteriza por desigualdades em dimensões múltiplas relacionadas a gênero, idade, território, raça e status migratório, entre outras.
O Programa Tarifa Social, de caráter intersetorial e transversal, foi criado para criar estratégias e desenvolver ferramentas para assegurar que as famílias de baixa renda acessem seus benefícios sociais, como caminho à abrandar a pobreza e a desigualdade social.
Em sua primeira etapa, no eixo da energia elétrica, o Programa garante complementação da renda à famílias e incremento no aumento dos números de descontos no consumo de energia, proporcionando alívio nos gastos, aquecendo o comércio local e diminuindo as taxas de inadimplência.
Em 8 meses, mais de 100 mil famílias maranhenses conseguiram acessar o direito ao desconto no consumo em suas contas de energia elétrica, provocando e assegurando um incremento na qualificação das informações no Cadastro Único, possibilitando ainda a repercussão na concessão de outros benefícios. Mais de 50 mil cadastros foram atualizados em 30 dias. Para incentivar as atualizações e inscrições de famílias dos 217 municípios maranhenses no Cadastro Único (CadÚnico), o Governo também criou canais de atendimento, como o site do Programa, call center e chatbot para facilitar a vinculação das informações do CadÚnico.
+100 mil
famílias acessaram o direito ao desconto
+50 mil
cadastros foram atualizados em 30 dias
mais acessibilidade
para facilitar o acesso, o governo criou canais de atendimento como site, call center e chatbot
Caso do estado do Maranhão, escrito por Gabriela Borges, Secretária Adjunta de Renda e Cidadania
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública