___________________

C A S O T E C A

___________________

Empatia Política

Contexto

No Brasil, ainda não há uma visão personificada da política. Apesar de várias iniciativas serem criadas para aproximar o cidadão do político, a população ainda não se vê tanto no processo e tem dificuldades para enxergar aquele que está na ponta das políticas públicas.

Problema

A falta de informações sobre a prestação de serviço dos funcionários públicos faz com que a população não saiba exatamente como exigir seus direitos. Além disso, a falta de empatia pelos cidadãos não permite o entendimento de que a política é o ponto de chegada e de partida das políticas públicas.

Blog Empatia Política

“Quando os cidadãos entendem que a vida é política, eles buscam as informações certas para exigir os seus direitos. Quando os funcionários públicos prestam seus serviços com respeito ao cidadão, eles garantem o acesso para aqueles que mais precisam das políticas públicas. Quando os políticos democratizam o poder, eles deixam de governar para as pessoas e governam ao lado delas. Passou da hora de reconhecer que a política é o nosso ponto de chegada e partida, o que nos faltava era empatia.”

Acessar →

Iniciativa

O Empatia Política, lançado no dia 18 de maio de 2019, é um site autoral que trabalha uma pauta a cada semana, contando a história pelos três lados: do cidadão, do servidor público e do político ou gestor público. Ele nasceu com o objetivo de compartilhar experiências e visões sobre comunicação, política, gestão pública e inovação; e além de possuir matérias, conta as histórias daquelas pessoas.

Seu lançamento aconteceu em uma praça de Maceió, capital de Alagoas. Foi montada uma estrutura com uma tenda e um totem interativo, onde as pessoas conseguiam acessar o blog. No evento, estavam presentes vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores, além representantes de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas e outros atores que se interessaram pelo tema.

O blog também pretende misturar as instâncias: enquanto uma semana é dedicada à uma política pública de nível estadual, a outra fala é sobre uma de nível municipal. A ideia é que o conteúdo chegue para quem não tem esse olhar sensibilizado sobre o trabalho dos servidores públicos do Brasil.

Resultados

O primeiro passo foi fazer com que as pessoas soubessem da existência do blog e entendessem o que é o projeto. O objetivo principal é torná-lo uma fonte de consulta e referência para as pessoas, um espaço de curadoria de conteúdo que tem sempre o olhar do cidadão, do servidor e do político. Há uma seção intitulada “Projetos que deram certo” - com iniciativas que podem aproximar o político do cidadão - e um canal aberto, o “Vamos tocar um projeto juntos?”, onde as pessoas podem dar sugestões de conteúdos. Futuramente, a ideia é criar eventos, debates e confrarias para discutir o assunto.

Líder por trás da iniciativa

Caso de Naara Normande, Coordenadora de Comunicação e Projetos

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública