___________________

C A S O T E C A

___________________

Lidera Mulher

Contexto

São Gonçalo é um município do estado do Rio de Janeiro, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e com população estimada de 1.091.737 habitantes, sendo assim o segundo município mais populoso do estado.

Problema

Apesar de no município de São Gonçalo já existirem ações isoladas realizadas por mulheres trabalhadoras, a questão do empoderamento feminino ainda não era tão presente.

Iniciativa

O Projeto Lidera Mulher é uma proposta de liderança e empreendedorismo feminino correspondente ao Decreto nº 09/2018 do município de São Gonçalo do Estado do Rio de Janeiro e foi implementado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência - SEMIMD, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Trabalho, Agricultura e Pesca - SEMDE.

O projeto nasceu com o objetivo de:

Fomentar o avanço profissional das mulheres, oferecendo a elas um meio de organização, apoio e estímulo para a formação de liderança executiva e fomento dos seus próprios negócios;

Empoderar as mulheres com vistas à igualdade de oportunidades de liderança e tomada de decisão política, econômica e social;

Estimular, a partir de sua organização, a formação de uma rede de mulheres empreendedoras, que possam, com o tempo, atuar como mentoras das novas formandas, criando assim um círculo virtuoso de aprendizado;

Apoiar e inspirar as mulheres a criarem e desenvolverem seus próprios negócios, atuando como catalisadoras de mudanças para suas famílias e comunidade.

Dentre suas propostas, estão atividades de de empoderamento feminino, oficinas laborais (artesanato, moda, gastronomia e beleza) e capacitação, para obtenção de conhecimento teóricos por meio das Oficinas de SEI planejar, SEI empreender, SEI clicar, SEI vender, SEI administrar, SEI formar preço, Sei controlar meu dinheiro, MEI (adesão, formalização e regularização). Através da Rede Lidera Mulher se realizam encontros para a consolidação e fortalecimento desta rede de empreendedorismo feminino.

Além disso, o Projeto Lidera Mulher prevê o incentivo à participação em feiras para exposição e venda, como a realizada durante o XXII Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio de Janeiro, em setembro de 2018, no município de São Gonçalo. Outra importante atividade extra se deu na Semana Acadêmica do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICEBEU/ISAT, no mês de outubro de 2018.

O Projeto Lidera Mulher foi objeto de análise em forma de benchmark para o Programa Columbia Women’s Leadership Network in Brazil 2018 – 2019, realizado pelo Columbia Global Centers – Rio de Janeiro e no campus da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York em 2018. A apresentação desta experiência, pela gestora Paola Souza, faz parte do Painel 2: O futuro das cidades: inteligência, sustentabilidade e participação cidadã, no III Seminário de Inovação em Gestão Pública, realizado pelo Columbia Global Centers – RJ, no dia 09 de novembro de 2018, e sendo publicado como artigo científico intitulado “Projeto Lidera Mulher”. Este evento conta com o apoio dos institutos Comunitas, Fundação Lemann, Instituto República, Humanize, e Um Brasil.

Resultados

Com início no ano de 2018, o projeto já conta com duas turmas formadas pela capacitação proposta, somando 29 mulheres, e duas turmas em andamento simultâneo, somando 76 mulheres. Portanto, até o momento, 105 empreendedoras estão sendo acompanhadas e monitoradas, participando ativamente das atividades propostas pela Rede Lidera Mulher.

Através da integração entre as empreendedoras, o projeto fortalece a busca pela formalização do negócio e tem incentivado o retorno ao estudo regular pelas participantes, que retornam às salas de aula objetivando melhorias em sua qualificação, bem como a aplicação dos ensinamentos adquiridos durantes as oficinas e atividades de formação.

Alavancas de Institucionalização

O Projeto constituiu seu marco legal através da publicação do decreto municipal nº 19/2018, que institui no âmbito municipal o Lidera Mulher e apresenta suas diretrizes, condições e estrutura de governança. A instituição do marco legal do projeto representa inclusive a proposta como política e confere o seu respectivo legado para o município.

A Rede Lidera Mulher encontra-se formada e em funcionamento contando com a atuação de servidores, participantes de turmas atuais e anteriores e colaborações pontuais de outras instituições públicas e privadas convidadas.

Líder por trás da iniciativa

Caso de Paola Figueiredo, Líder MLG e Gestora do Programa Lidera Mulher

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública