___________________

C A S O T E C A

___________________

Coronacidades

Contexto

Com o advento da pandemia, a Impulso, organização que apoia a implementação de políticas públicas, precisou repensar suas formas de atuação e voltou-se para a temática da saúde. Os prefeitos e prefeitas dos pequenos e médios municípios se tornaram os grandes protagonistas no enfrentamento da pandemia.

Problema

A falta de uma coordenação para gestão da pandemia resulta em um ônus enorme ao Brasil, impactando negativamente a capacidade do poder público de responder à crise. Com a reabertura econômica e o retorno das aulas presenciais, os municípios precisam levar em consideração os indicadores de saúde de forma efetiva, eficaz e eficiente, por exemplo, para que a retomada de suas atividades se dê de modo seguro e sustentável.

Como o Coronavírus é uma doença nova, que até hoje traz desafios no desenvolvimento de uma resposta farmacêutica, muitos gestores têm dificuldades em entender o que está de fato acontecendo e em olhar para além dos dados divulgados na hora de tomar suas decisões. Na inexistência de um planejamento nacional consistente, os municípios de pequeno e médio porte são os que mais sofrem, pois têm pouca capacidade de execução.

Iniciativa

A plataforma Coronacidades foi criada para apoiar municípios de pequeno e médio porte no uso de dados e informações para tomadas de decisão mais acertadas e eficientes na resposta à Covid-19. O primeiro produto, pensado em parceria com o IEPS - Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, foi pensar em ações mínimas que os gestores deveriam desenvolver para estarem mais aptos para lidar com o que estava por vir. Através dele, a atuação foi potencializada em escala nacional, desenvolvendo conteúdos e ferramentas de cunho generalista.

Resultados

Desde o lançamento do Coronacidades, já foram apoiados municípios que não sabiam como reorganizar a provisão de serviços na atenção básica no novo contexto, que estavam com dificuldades para utilizar seus testes, que haviam fechado serviços essenciais de saúde e que não sabiam analisar os dados para entender a gravidade da situação em que se encontravam. Foi possível potencializar o uso de dados e informações para a tomada de decisão de gestores públicos de municípios de pequeno e médio porte, e mais de 760 gestores públicos já foram assistidos pela equipe.

+760

gestores públicos apoiados

potencialização

do uso de dados e informações para tomadas de decisão mais assertivas

Alavancas de Institucionalização

O desempenho da plataforma do Coronacidades é mensurada através de indicadores de dados advindos de ferramentas como Google Analytics. A partir deles, são gerados relatórios semanais que permitem a análise de informações. Este monitoramento é importante para entender se de fato o público-alvo está sendo atingido.

Líder por trás da iniciativa

Isabel Opice, Líder MLG e cofundadora da Impulso

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública