___________________
C A S O T E C A
___________________
Na busca pela erradicação do analfabetismo na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, a Fundação Municipal para Educação Comunitária - FUMEC e a Secretaria Municipal de Educação vêm desenvolvendo diversas políticas públicas. Uma delas é o Programa de Educação Ampliada ao Longo da Vida – PEALV, que atende uma população vulnerável e com limitações cognitivas; além de campanhas, caminhadas e cartazes que fomentam a conscientização pela cidadania na erradicação do analfabetismo.
Desde 2013, os percentuais da taxa de analfabetos no município caíram de 2,63% da população para 1,91% em 2018, segundo dados IBGE 2010 e do TRE/SP. Além disso, Campinas possui o Selo de Erradicação do Analfabetismo.
Ainda assim, a FUMEC e a Secretaria Municipal de Educação vêm buscando zerar, ou se aproximar de zero, as taxas de população analfabeta. Ambas atendem alunos do EJA - Educação de adultos do município, um programa do governo que visa oferecer o Ensino Fundamental e Médio para pessoas que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar.
A FUMEC e a Secretaria Municipal de Educação não possuíam dados e informações claras e precisas sobre população analfabeta, seu comportamento e sua situação. Sabia-se apenas que estes potenciais alunos correspondiam a 1,91% da população da cidade.
Visando a solução do problema, a FUMEC e a Secretaria Municipal de Educação deflagraram em 2019 o projeto Busca Ativa, para as classes de EJA I e EJA II. O objetivo era, através de profissionais contratados, buscar pela população analfabeta. Não apenas para identificá-las, mas também incentivá-las a comparecerem às salas do EJA.
O projeto ocorreu em paralelo com a implantação do Mês Fevereiro Violeta, através do Decreto Municipal de 05/02/2019 nº 20.170, no município. A iniciativa visa, além da busca de alunos, a conscientização de toda a população pela cidadania e erradicação do analfabetismo, fazendo referência à cor violeta que simboliza a dignidade, prosperidade e o respeito.
As iniciativas da FUMEC e da Secretaria Municipal de Educação impactaram positivamente na busca pela diminuição da taxa de 1,91% da população analfabeta. Em março de 2018, a FUMEC conseguiu matricular 1421 alunos no Programa EJA. Em março do ano seguinte, o número saltou para 2025 alunos matriculados, ou seja, um aumento de mais de 40%.
Além disso, as ações resultaram em um banco de dados que apontam quem são os analfabetos e onde eles estão, permitindo o convencimento de parte desta população pela busca ou retorno às salas de aulas dos programas.
+
Caso de Leandro Oliveira, Assessor Técnico da Fundação Municipal para Educação de Campinas.
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública