___________________
C A S O T E C A
___________________
Com a chegada de aplicativos de geolocalização e de transporte, há uma intensa utilização e dependência das plataformas móveis para o consumo e compartilhamento de informações. Há também maior necessidade de informar a população com agilidade sobre intervenções no trânsito de real impacto para a mobilidade e de ter informações aferidas sobre fluxo de veículos.
Em Porto Alegre (RS), estima-se que mais de 1 milhão de veículos circulem pela malha urbana da cidade. Sua frota é da ordem de 840 mil veículos.
Com o intenso número de veículos na cidade, era preciso melhorar a qualidade das ações tomadas pelo poder público no gerenciamento da mobilidade como um todo e tornar mais efetiva a comunicação com o cidadão.
Até então, os registros no aplicativo Waze de intervenções em vias públicas aconteciam somente no momento em que algum motorista se deparava com o problema. Era preciso que o motorista soubesse antecipadamente para não perder tempo e aumentar o fluxo em locais com bloqueio por uma obra, por exemplo.
Já para a realização das estimativas de fluxo de veículos, que servem de insumo para a programações semafóricas, eram necessárias pesquisas de campo com a utilização de estagiários ou empresas contratadas a um custo elevado ou consultas visuais através de câmeras de videomonitoramento.
No intuito de dar credibilidade pública às informações que impactam a mobilidade da capital gaúcha, a Prefeitura de Porto Alegre realizou uma parceria com duas empresas de tecnologia, Waze e 99. Assim, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) - órgão gestor do trânsito e responsável por autorizar através de licença os usos da via pública - passou a utilizar o perfil ofIcial PMPA_EPTC na plataforma Waze For Cities para informar desvios e bloqueios de trânsito antecipadamente.
Além disso, a EPTC também começou a receber dados georreferenciados de fluidez de uma amostra da frota de veículos em tempo real que passam a auxiliar na tomada de decisões e na aferição de dados próprios para, por exemplo, validar uma mudança de circulação de via, como a implantação de faixas exclusivas de ônibus por exemplo.
Com a 99, foi feita uma parceria, inédita na América Latina, que permite que a EPTC tenha os dados de velocidade média, tamanho de fila e saturação de via, em todos os cruzamentos semaforizados da capital. Os veículos do aplicativo funcionam como sondas que medem todos os dados em tempo real que ficam disponíveis para a EPTC através de uma plataforma, que pode até sugerir programações semafóricas a serem adotadas pela EPTC.
Tanto para o público externo - a população que recebe informação de mais qualidade através do aplicativo WAZE - quanto para público interno - engenheiros e planejadores de circulação -, a qualidade da informação tem sido essencial para a apresentação de resultados. Ela também irá beneficiar a população com informações de credibilidade pública.
A iniciativa resultou em registros na plataforma Waze de desvios e bloqueios de vias que impactam a mobilidade com a credibilidade pública oficial da Prefeitura e, consequentemente, uma maior empatia da população com o órgão gestor de trânsito que presta um serviço importante para a mobilidade urbana da capital gaúcha. Através dos dados de fluidez disponibilizados pelos aplicativos de tecnologia, é possível validar práticas e informações já disponíveis através de meios próprios.
Também foram implantadas faixas exclusivas de ônibus em uma área de classe média alta, onde a resistência esperada era grande. Com os dados extraídos das duas plataformas é possível passar informações de credibilidade para a imprensa e diminuir as críticas que surgem, principalmente dos usuários de automóvel. Além disso, propostas de programação semafórica estão sendo enviadas pela 99 e serão simuladas e testadas pela EPTC.
Caso de Rodrigo Tortoriello, Líder MLG e Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública