___________________

C A S O T E C A

___________________

Cadastro de Grupos Solidários (Santos/SP)

Contexto

Santos é uma cidade que tem grande vocação no que tange a caridade. Seja através de instituições religiosas ou através de grupos de amigos e conhecidos que se unem para desenvolver diferentes ações. Culturalmente, havia uma percepção de que era grande o número de grupos solidários atuando nas ruas do município com entrega de doações para pessoas em situação de rua.


O censo mais recente, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a UNIFESP, contabilizou 878 pessoas em situação de rua vivendo em Santos. O programa Novo Olhar (Decreto Municipal 8.165/2018) já vinha desenvolvendo ações de sensibilização em relação a esse complexo fenômeno social, possuindo aproximação com alguns desses grupos solidários.


Porém, não havia uma sistematização em relação a esses dados e, com a pandemia de covid-19, sentimos empiricamente uma ampliação no número de grupos na cidade. Face ao novo cenário, se tornou iminente a necessidade do estabelecimento de diretrizes e articulação do poder executivo municipal junto a esses coletivos.

Problema

Antes da iniciativa havia dezenas de grupos solidários atuando nas ruas cidade junto à população em situação de rua, de forma desarticulada entre si e em relação ao órgão gestor municipal. Com a pandemia da covid-19, esse cenário se tornou mais complexo e a demanda por atendimento se ampliou. Esse se constituía enquanto um problema complicado, representando um conjunto de problemas simples e diferentes variáveis envolvidas.

Iniciativa

Com o intuito de transformar essa realidade, promovendo articulação e evitando retrabalho ou conflito entre as iniciativas desenvolvidas na cidade para enfrentamento a esse cenário, foram elaborados cadastros e campanhas para que os grupos solidários atuantes pudessem se cadastrar e, a partir desse registro, o poder executivo municipal estabeleceu reuniões mensais para reconhecimento do cenário, das demandas e definição de estratégias conjuntas.

Resultados

Com a instituição do cadastro em março de 2021, no primeiro mês chegamos a 16 grupos cadastrados e atualmente (com 7 meses de campanha) contamos com 42 grupos. Resultados:

- A disseminação de informações corretas sobre os serviços públicos que atendem a população em situação de rua;

- A realização de capacitações para os representantes dos grupos solidários, sobre temas afetos à

população em situação de rua;

- O estabelecimento de ações conjuntas entre poder público e sociedade civil, impactando no aumento e qualificação do encaminhamento de pessoas em situação de rua para acesso aos serviços públicos;

- A coleta periódica de sugestões e resolução mais assertiva para os novos cenários que vem se apresentando no contexto da pandemia em relação a esse público;

- A elaboração de um projeto de georreferenciamento dos grupos cadastrados;

- Realização de campanhas voltadas à conscientização acerca desse fenômeno social;

- A consolidação de ações conjuntas no contexto do plano de inverno municipal, voltado à proteção e preservação da vida das pessoas em situação de rua no município;

- A ampliação de atividades parceiras realizadas nos equipamentos municipais voltados a essa população.

Responsável pela iniciativa

Carlos Mota

Líder MLG

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública