___________________

C A S O T E C A

___________________

Fortalecimento da Atenção Primária

Contexto

A Atenção Primária à Saúde - APS exerce papel preponderante nas Redes de Atenção à Saúde - RAS, sobretudo por estabelecer território, definir a população alvo, identificar sua área de abrangência e seus determinantes sociais da saúde, alinhada com a Vigilância em Saúde, para implementação das ações de promoção, prevenção e cuidado dos cidadãos em todo o seu ciclo de vida. O fortalecimento e reorganização da APS têm por base evidências em saúde de demonstram melhores resultados sanitários do que aqueles que optaram pelo tradicional sistema hospitalocêntrico.

Problema

O Estado de Goiás estava com baixa cobertura e resolutividade da Atenção Primária à Saúde e com alto índice de Internações por Causas Sensíveis à Atenção Básica - ICSAB.

Iniciativa

Dentro deste contexto, a iniciativa buscou reestruturar a Atenção Primária à Saúde, desenvolvendo habilidades e competências dos profissionais de saúde e gestores, reorganização do processo de trabalho nas Unidades de Saúde, e ampliando, qualificando e humanizando o atendimento nas Unidades de Saúde em todo o estado.

Durante sua execução, todas as áreas da Secretaria de Estado da Saúde estavam envolvidas e o projeto foi apresentando em Seminários de Lançamento da Planificação da Atenção à Saúde nas cinco macrorregiões do estado, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar gestores e trabalhadores da saúde das regiões e municípios para dirimir a lacuna de compreensão.

Resultados

Até dezembro de 2018, mais de 16 mil trabalhadores dos 246 municípios já haviam sido capacitados nas seis oficinas teóricas e no processo de tutoria, processo contínuo. Houve aumento do número de equipes de Saúde da Família (eSF), que passou de 1.313 em 2014 para 1.473 em 2018, e decréscimo da proporção de internações por Condições Sensíveis à Atenção Básica - ICSAB, de 32,03% para 26,45% entre 2014 e 2018, o que evidencia a melhoria da resolutividade da APS.

A iniciativa também conseguiu reduzir a Taxa de Mortalidade Materna e Infantil, reduzir a Taxa de Mortalidade Prematura por algumas doenças não transmissíveis, melhorar a qualidade do pré-natal, diminuir a proporção entre partos cesáreos e normais, construir o plano de cuidado familiar, organizar a sala de vacina, entre outros resultados.

Alavancas de Institucionalização

A atual gestão deu continuidade à iniciativa e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde - CONASS, apoia e assessora o processo nas regiões de saúde do estado.

+

Líder por trás da iniciativa

Caso de Evanilde Gomes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde do Estado de Goiás

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública