___________________

C A S O T E C A

___________________

FIBLI - Festival Literário de Birigui

Contexto

No início do mandato 2013-2016, o então Prefeito Municipal teve diversos pedidos de grupos artísticos para a criação da Secretaria Municipal de Cultura de Birigui (SP) e estímulo das políticas públicas culturais. Os artistas e a expressão artística estava fragmentada no município e sem apoio do poder público municipal.

Em 2014, considerando a carência de oportunidades de expressão cultural - arte literária, teatro, música, artesanato, etc - no município, a proposta do FLIBI - Festival Literário de Birigui foi acolhida pelo Secretário de Cultura à época.

Problema

O Poder Executivo de Birigui não desenvolvia políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos movimentos culturais na cidade. A consequência direta da ausência de cultura para a sociedade traz um desenvolvimento humano incompleto, um senso crítico comum e ausência do exercício da cidadania e de oportunidades, como o empreendedorismo cultural. Um indicador que deixa clara as mencionadas consequências é o aumento da violência.

Iniciativa

A proposta do Festival Literário de Birigui era criar um ambiente para a expressão dos artistas locais, conhecimento de artistas nacionais e internacionais, desenvolvimento da arte e preservação da história local.

Assim, a iniciativa foi criada para estimular a expressão artística local, criar oportunidades para os artistas locais e interação com artistas de outras localidades. O objetivo também foi desenvolver novos grupos artísticos locais e o empreendedorismo cultural, e incluir Birigui no circuito cultural nacional.

Junto à Secretaria de Educação, a Secretário de Cultura envolveu e incluiu os alunos na participação do Festival Literário de Birigui, contribuindo na formação educacional e cultural. Além de aumentar o fluxo de frequentadores da Biblioteca Municipal, refletiu IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2014, com nota de 7.3, a 3ª maior do Estado de São Paulo.

Resultados

Com a criação do Festival Literário de Birigui, houve maior procura dos jovens pelas artes, diminuição dos indicadores de violência e maior participação dos alunos das escolas municipais com excelente resultado no IDEB.

Foi possível criar um ambiente de expressão para os artistas locais e interação com artistas nacionais. As mudanças percebidas nos indicadores de resultado foram a participação de grupos artísticos em festivais em outras cidades, o estímulo ao desenvolvimento de grupos de teatro, lançamento de livros de artistas locais.

O Festival Literário de Birigui se tornou uma festa da cultura e da arte no município. A partir de 2014, todo ano no mês de outubro, durante 10 dias a cidade se movimenta, se enfeita, respira arte, interage com várias intervenções artísticas em praças, ônibus, teatros, movimentando com a presença também de artistas nacionais, lançamento de livros, tudo, alterando o status anterior da cidade.

+

Alavancas de Institucionalização

A iniciativa continua sendo mensurada e monitorada. Ela foi institucionalizada pela mudança da cultura organizacional da própria sociedade. O principal indicador que demonstra isso é a continuidade do projeto que já está na sua sexta edição.

Líder por trás da iniciativa

Caso de Tadeu Saravalli, ex-Assessor Técnico de Gabinete na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública