___________________

C A S O T E C A

___________________

Detran com o Povo: construindo um caminho novo

Contexto

O acidente de trânsito é uma das maiores causas de mortes não naturais do Estado do Maranhão, sendo a motocicleta o principal veículo envolvido nas ocorrências com vítimas fatais. Segundo dados coletados no Sistema da Secretaria de Segurança Pública pela Divisão de Estatística do DETRAN-MA, em 2019 foram registrados no Maranhão 601 óbitos em 578 acidentes graves. Destes, 66,5% desses acidentes tiveram como veículo envolvido a motocicleta ou motoneta.

Problema

Diante do contexto, os motociclistas se apresentam como o grupo que mais se envolve em acidentes de trânsito no Maranhão. Além disso, a ausência da utilização de equipamentos de segurança era observada pelos cidadãos, principalmente no interior do Estado.

Iniciativa

A iniciativa foi vitoriosa do Prêmio Excelência em Competitividade 2022

Tendo em vista o alto índice de óbitos envolvendo esse grupo específico, o Projeto DETRAN Com o Povo busca valorizar os motociclistas do Estado do Maranhão que trabalham profissionalmente com o transporte de passageiros e cargas (mototaxistas e motofretistas). Durante todo o ano de 2021, foi desenvolvido uma série de ações voltadas ao oferecimento de condições mais seguras a esta parcela da sociedade através de três eixos de trabalho: profissionalização, dignidade e segurança.


Ele promove formação formal que propiciem conhecimento teórico e prático, e distribui dispositivos de segurança (colete e capacete) que possibilitem maior segurança, eficiência, conforto e qualidade na execução de sua profissão.

Resultados

Os resultados alcançados pelo projeto são divididos por 3 eixos, sendo eles: profissionalização, com 10.000 motociclistas participando do curso oferecido, além da entrega de 10.000 capacetes e 10.000 coletes refletivos aos formandos; dignidade, com 15.000 motociclistas alcançados pelo curso de pilotagem defensiva; e segurança, com uma redução de 66,5% de representatividade nos casos de óbito em 2019 para 57,5% em 2020 e 51,1% em 2021.

10 mil

capacetes e coletes reflexivos entregues

Redução de 66%

nos casos de

óbito em 2019

15 mil motociclistas

o programa permitiu uma assistência mais qualificada e serviços públicos integrados durante o período de gestação

Pessoa por trás da iniciativa

Caso do Estado do Maranhão, escrito por Rositânia Pereira de Farias, do Departamento Estadual de Trânsito.

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública