___________________
C A S O T E C A
___________________
O Semiárido Brasileiro concentra a maior parcela da população rural brasileira em situação de pobreza e de pobreza extrema, e tem sido caracterizado como área problema no país devido a ocorrência de secas e restrições ecológicas. De acordo com um monitoramento realizado entre 2013 e 2017 pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens e Satélites (Lapis), 12,85% do semiárido brasileiro enfrenta o processo de desertificação devido ao solo mais frágil, com pouca água e pouca matéria orgânica - carbono.
Recuperar a Caatinga da Paraíba permitiria melhorar a produção agrícola e não agrícola, desenvolvendo o capital humano. O Programa procurou atacar os indicadores de desigualdade de renda, qualificação dos trabalhadores, famílias abaixo da linha da pobreza e saneamento básico.
O PROCASE foi criado com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do semiárido paraibano, reduzindo os níveis de pobreza e elevando a renda dos produtores beneficiados. Com uma meta para beneficiar 18.500 famílias, através de suas ações, o Projeto priorizou o público formado por mulheres, jovens e comunidades quilombolas.
O PROCASE é um dos projetos de referência apoiados por agências da ONU e se baseia em investimentos em segurança hídrica e preservação ambiental, além de ações para geração e ampliação de renda dos agricultores. Aumentando os ativos de produção e implementando práticas ambientais adequadas, o PROCASE pretende desenvolver o capital humano, apoiando a capacitação técnica e vocacional da juventude rural; as capacidades de organização da agricultura familiar e dos empreendimentos rurais; e prevenir e mitigar os efeitos da desertificação, promovendo o gerenciamento sustentável dos recursos naturais para recuperação da Caatinga através da disseminação de tecnologias adaptadas ao semiárido.
O Projeto gerou um aumento de 156% na produção e armazenamento de forragem para consumo animal; 63% das famílias reportaram aumento na produção e 43% delas reportaram aumento na renda. Como resultados sociais, está o aumento da participação feminina na renda familiar, sendo 55% das famílias são chefiadas por mulheres; diminuição da desnutrição infantil; e cerca de 10.000 famílias treinadas em tecnologias sociais de acesso à água no semiárido.
+156%
aumento de 156% na produção e armazenamento de forragem para consumo animal
63%
das famílias relataram aumento na produção; 43% reportaram aumento na renda mensal
+10 mil famílias
foram treinadas em tecnologias sociais de acesso à água no semiárido
Com a iniciativa, também foi possível o combate à desertificação do solo e melhor manejo e conservação da caatinga como bioma. As famílias foram treinadas em sistemas agroflorestais, que prevê menor degradação da flora local e aumento no número de espécies nativas na região.
As ações do PROCASE são importantes para recuperação de terras degradadas, muito comuns no semiárido, e podem ser aplicadas em outras regiões em que também haja degradação ambiental, para recuperação da vegetação nativa e adaptação dos sistemas de produção às mudanças climáticas.
Caso da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública