___________________
C A S O T E C A
___________________
A cárie é a doença crônica mais comum na infância e é um problema de saúde pública mundial. No Brasil, estima-se que a incidência de cáries atinja entre 27% a 60% de crianças de 18 meses a 5 anos de idade. Entre os problemas relacionados a essa doença estão sensibilidade dentária, dificuldade de mastigação, perda de dentes, abscessos, baixa autoestima, entre outros.
Petrolina está inserida em uma das regiões que apresentou os piores resultados em relação a saúde bucal da população. Além disso, a cobertura de saúde bucal era de apenas 32% em 2017, com um número de equipes de saúde bucal igual a 35. Além disso, o recurso repassado por outras esferas da federação para seu custeio corresponde a um valor muito baixo em relação à demanda da população.
A problemática da saúde bucal em Petrolina atinge principalmente as crianças entre 3 e 12 anos. Até a criação da iniciativa, não havia nenhum tipo de integração ou intersetorialidade entre as secretarias municipais de saúde e de educação em relação a ações de saúde bucal das crianças e adolescentes.
Nessa perspectiva foi criado o Projeto Sorrisinho, com o objetivo de levar o tratamento restaurador atraumático (ART) nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A técnica é recomenda pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tratamento da cárie dentária em locais onde não há consultórios odontológicos, sendo direcionada principalmente às comunidades carentes, rurais e escolas de rede pública. Ela é baseada na mínima intervenção operatória, na preservação de estrutura dentária sadia, na redução da necessidade de tratamento endodôntico e de futura extração.
A técnica não necessita de equipamento odontológico, dispensa eletricidade e anestésicos, apresenta baixo custo, permite o controle da evolução da cárie e não necessita da utilização do motor; o treinamento dos profissionais também é simples e rápido. No município de Petrolina foram necessários apenas dois dias para capacitar todos os dentistas da rede municipal de saúde.
O Projeto Sorrisinho realiza o tratamento em crianças de 3 a 12 anos, matriculadas na Rede Municipal de Ensino. Ele acontece na própria escola em que elas estão matriculadas, usando a mesa do professor e um colchonete para o atendimento. A técnica associa ações de prevenção e promoção à saúde bucal, como atividades educativas de prevenção, a escovação supervisionada e a aplicação de flúor, que são indicadores avaliativos do Ministério da Saúde.
O governo municipal aumentou em 13 o número de equipes de saúde bucal. Agora, a cidade conta com uma cobertura de atenção básica de 92%, com 90 equipes de saúde da família, e com uma cobertura de saúde bucal de 51,06%, sendo 48 equipes de saúde da família. A prefeitura também está investindo R$ 15 mil por mês nas equipes.
Desde o seu início, em 2017, o projeto já foi ampliado para 7 profissionais em 7 escolas da rede municipal e já atendeu mais de 1.500 alunos, obtendo o indicador de cárie zero nas crianças contempladas pelo projeto. Outro reflexo é o aumento de outros indicadores de saúde bucal, como a escovação supervisionada e a aplicação de flúor.
O modelo de atuação promoveu maior integração e intersetorialidade entre as secretarias de saúde e educação, catalisando benefícios para além da temática saúde bucal de crianças. Há também maior integração entre família e poder público, já que os profissionais da saúde também buscam conscientizar as famílias das crianças.
O Projeto Sorrisinho foi destaque da 24ª Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS, organizada pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco. Também obteve o prêmio estadual de experiência mais exitosa desenvolvida através do Sistema Único de Saúde.
Caso do líder MLG Miguel Coelho, Prefeito da cidade de Petrolina (PE)
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública