___________________

C A S O T E C A

___________________

Projeto Sorrisinho

Contexto

A cárie é a doença crônica mais comum na infância e é um problema de saúde pública mundial. No Brasil, estima-se que a incidência de cáries atinja entre 27% a 60% de crianças de 18 meses a 5 anos de idade. Entre os problemas relacionados a essa doença estão sensibilidade dentária, dificuldade de mastigação, perda de dentes, abscessos, baixa autoestima, entre outros.

Problema

Petrolina está inserida em uma das regiões que apresentou os piores resultados em relação a saúde bucal da população. Além disso, a cobertura de saúde bucal era de apenas 32% em 2017, com um número de equipes de saúde bucal igual a 35. Além disso, o recurso repassado por outras esferas da federação para seu custeio corresponde a um valor muito baixo em relação à demanda da população.

A problemática da saúde bucal em Petrolina atinge principalmente as crianças entre 3 e 12 anos. Até a criação da iniciativa, não havia nenhum tipo de integração ou intersetorialidade entre as secretarias municipais de saúde e de educação em relação a ações de saúde bucal das crianças e adolescentes.

Iniciativa

Nessa perspectiva foi criado o Projeto Sorrisinho, com o objetivo de levar o tratamento restaurador atraumático (ART) nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A técnica é recomenda pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tratamento da cárie dentária em locais onde não há consultórios odontológicos, sendo direcionada principalmente às comunidades carentes, rurais e escolas de rede pública. Ela é baseada na mínima intervenção operatória, na preservação de estrutura dentária sadia, na redução da necessidade de tratamento endodôntico e de futura extração.

A técnica não necessita de equipamento odontológico, dispensa eletricidade e anestésicos, apresenta baixo custo, permite o controle da evolução da cárie e não necessita da utilização do motor; o treinamento dos profissionais também é simples e rápido. No município de Petrolina foram necessários apenas dois dias para capacitar todos os dentistas da rede municipal de saúde.

O Projeto Sorrisinho realiza o tratamento em crianças de 3 a 12 anos, matriculadas na Rede Municipal de Ensino. Ele acontece na própria escola em que elas estão matriculadas, usando a mesa do professor e um colchonete para o atendimento. A técnica associa ações de prevenção e promoção à saúde bucal, como atividades educativas de prevenção, a escovação supervisionada e a aplicação de flúor, que são indicadores avaliativos do Ministério da Saúde.

Resultados

O governo municipal aumentou em 13 o número de equipes de saúde bucal. Agora, a cidade conta com uma cobertura de atenção básica de 92%, com 90 equipes de saúde da família, e com uma cobertura de saúde bucal de 51,06%, sendo 48 equipes de saúde da família. A prefeitura também está investindo R$ 15 mil por mês nas equipes.

Desde o seu início, em 2017, o projeto já foi ampliado para 7 profissionais em 7 escolas da rede municipal e já atendeu mais de 1.500 alunos, obtendo o indicador de cárie zero nas crianças contempladas pelo projeto. Outro reflexo é o aumento de outros indicadores de saúde bucal, como a escovação supervisionada e a aplicação de flúor.

O modelo de atuação promoveu maior integração e intersetorialidade entre as secretarias de saúde e educação, catalisando benefícios para além da temática saúde bucal de crianças. Há também maior integração entre família e poder público, já que os profissionais da saúde também buscam conscientizar as famílias das crianças.

O Projeto Sorrisinho foi destaque da 24ª Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS, organizada pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco. Também obteve o prêmio estadual de experiência mais exitosa desenvolvida através do Sistema Único de Saúde.

+

Líder por trás da iniciativa

Caso do líder MLG Miguel Coelho, Prefeito da cidade de Petrolina (PE)

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública