___________________

C A S O T E C A

___________________

Renda que vem do lixo

Contexto

A cidade de Três Rios, no interior do Rio de Janeiro e com cerca de 80 mil habitantes, gera cerca de 60 mil toneladas/dia de resíduos sólidos domiciliares. Todo o lixo era destinado à aterros, sendo que mais de 40% dele era possível de ser reciclado. Era preciso mudar a destinação desse lixo e reintroduzi-lo no ciclo produtivo, além de formalizar o trabalho de catadores, que têm essa como principal fonte de renda.

Problema

Diante deste contexto, Três Rios (RJ) não possuía coleta seletiva instituída. Uma iniciativa de coleta seletiva já havia sido implantada anteriormente, mas não foi institucionalizada, e assim, acabou se extinguindo em 2009. A população, que aprovava esse projeto, vinha solicitando ao poder público que implementasse a coleta seletiva na cidade.

Iniciativa

Dessa forma, foi criado e implementado o projeto Coleta Seletiva Solidária de Três Rios. A iniciativa tem como um dos focos principais a inclusão dos catadores que trabalhavam no lixão, possibilitando que eles continuassem trabalhando com a reciclagem, porém de forma mais digna e com maior perspectiva e renda. Para isso, foi criada uma cooperativa que oferece capacitações em educação e legislação ambiental, cooperativismo, cidadania, segurança no trabalho e empreendedorismo.

O projeto conta com o apoio, além da sociedade civil, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Três Rios, do Ministério Público, da FIRJAN, do SEBRAE, do INEA e de outras instituições atentas às questões ambientais, sociais e econômicas envolvidas na coleta seletiva. A realidade encontrada em Três Rios é muito similar ao que ocorre em muitos municípios, o que torna o projeto replicável. São utilizadas metodologias simples e parcerias, criando redes e ampliando a comunicação com a população, sem exigir muitos recursos.

Resultados

Apesar de o projeto ainda estar em implementação, alguns resultados já foram atingidos. A cooperativa tem oito cooperados, garantindo renda de R$1.200 para cada um, e há também uma biblioteca com 1.200 exemplares para estimular estímulo o estudo e a leitura.

Além disso, está sendo feita uma interlocução com municípios vizinhos para o fortalecimento regional e a possível criação de uma rede de cooperativas de coleta seletiva para comercializar o material em maior escala, com melhor preço por tonelada.

Há também várias ações planejadas para dar continuidade à política pública. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação deve possibilitar vagas na Educação de Jovens e Adultos e cursos específicos de Português e Matemática no próprio galpão aos cooperados interessados.

+

Líder por trás da iniciativa

Caso de Alice Hagge, Secretária de Meio Ambiente de Três Rios, Rio de Janeiro.

C A S O T E C A

Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?

Então acesse a Casoteca CLP!

Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.

Acessar →

Conecte-se e descubra conteúdos exclusivos sobre Gestão Pública

Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.

Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

CLP - Centro de Liderança Pública