Prêmio Excelência em Competitividade

Boas práticas vencedoras

O CLP já recebeu mais de 400 iniciativas para avaliação desde a criação do Prêmio Excelência em Competitividade, em 2015. O prêmio reconhece os estados que têm desenvolvido políticas de alto impacto, a partir dos indicadores que compõem o Ranking de Competitividade dos Estados.

Confira os vencedores do prêmio nas últimas edições!

2020

1º - Reforma RS

A Reforma Estrutural do Estado do Rio Grande do Sul (Reforma RS), elaborada pelo Poder Executivo, consistiu em um conjunto de propostas para contenção do crescimento das despesas de pessoal, reforma do sistema previdenciário estadual e modernização da legislação de recursos humanos do Estado. As medidas eram fundamentais para garantir o equilíbrio das contas públicas e permitir a implementação de uma política de valorização dos servidores públicos.

Veja os resultados da Reforma RS

2º - Mais IDH

O Plano Mais IDH é uma das estratégias adotadas pelo governo do Maranhão para enfrentar as vulnerabilidades sociais da população, concentrando esforços em políticas públicas direcionadas à qualidade de vida das pessoas. Ele é baseado no enfrentamento territorializado à desigualdade social, por meio da integração de políticas públicas, de acordo com a realidade local dos 30 municípios de menor desenvolvimento do estado. A visão localizada das ações permite a otimização dos resultados, bem como do recurso público.

Veja os resultados do Mais IDH

3º - Escola 10

O Programa Escola 10, em Alagoas, constitui-se num pacto pela qualidade da educação, que envolve gestores públicos, servidores da educação e comunidade escolar de todas as redes. Ele tem como objetivo garantir a alfabetização, até o 2º ano do Ensino Fundamental, de 90% das crianças matriculadas nas redes públicas de ensino. Também pretende aumentar o nível de proficiência dos estudantes em língua portuguesa e matemática dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, diminuir a taxa de retenção, de abandono escolar e de distorção entre idade e série.

Veja os resultados do Escola 10

2019

1º - CRIA - Criança Alagoana (AL)

Criado pelo estado para possibilitar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, da gestação até os 6 anos, o programa CRIA - Criança Alagoana integra os setores da saúde, educação e desenvolvimento social. Atingindo indicadores críticos de Sustentabilidade Social, como mortalidade infantil e mortalidade materna, o programa tem como propósito possibilitar às novas gerações um crescimento saudável, construindo uma política abrangente de atendimento integral às gestantes, às crianças e às suas família.

2º - Programa Telessaúde (MT)

Surgindo para otimizar as estruturas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) presentes no estado do Mato Grosso, o Programa Telessaúde oferta serviços de Telemedicina, como teleconsultorias, telediagnóstico e tele-educação. Assim, evita o deslocamento de pacientes de localidades que se encontram a mais de 1.500 Km dos centros de referência.

3º - Programa Paraíba Unida pela Paz (PB)

Com foco no pilar de Segurança Pública, o Programa Paraíba Unida pela Paz inovou ao introduzir um novo modelo de gestão, estabelecendo diretrizes únicas e harmônicas para a atuação dos órgãos operativos, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Possibilitando o contínuo monitoramento estatístico dos crimes violentos, foi criado o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (NACE) e houve uma redução nas Taxas de Homicídios (CVLI) por grupo de 100 mil habitantes, saindo de 44,3 em 2011 para 30,3 em 2018, gerando uma queda acumulada de 32%.

2018

1º - Programa Pará Profissional (PA)

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnologia do Pará desenvolveu um programa para aumentar os índices de educação técnica, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional focados nas necessidades do mercado local. A metodologia de execução do programa está baseada em quatro pilares: articulação com a sociedade local, dos demandantes de cursos ao seu próprio público-alvo; prospecção dos cursos para alinhá-los plenamente às demandas identificadas; oferta dos cursos com flexibilidade, dinamismo e qualidade; e acompanhamento e avaliação dos resultados para constante aperfeiçoamento do Programa.

2º - Tecnologia Avançada de Análise de Dados no Fisco Estadual Paranaense

O Programa de Tecnologia Avançada de Análise de Dados no Fisco Estadual Paranaense implementou ferramentas de B.I (Business Intelligence) para identificar e evitar fraudes na arrecadação de impostos. O estado integrou aos seus sistemas softwares de análise, armazenamento e cruzamento de dados para aumentar capacidade e eficiência no controle e fiscalização de tributos.

Por meio do novo sistema, a participação do Paraná na arrecadação de ICMS dos cinco maiores estados passou de 8% para 10,8%, caracterizando um crescimento de 34%, o que rendeu aos cofres públicos mais 150 milhões de reais.

3º - Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar (PE)

O Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar, em Pernambuco, foi criado para ajudar a manter o sistema educacional funcionando diante de um cenário desafiador de degradação das contas públicas, criando uma metodologia sustentável de geração de economia por meio da eficiência escolar. O projeto tem como principal objetivo otimizar as contas públicas, melhorar a gestão de recursos humanos e valorizar as funções administrativas e de apoio pedagógico nas escolas, além de melhorar as práticas de administração. Por meio do programa, a secretaria trocou funcionários temporários por efetivos, o que gerou uma economia de R$ 4 milhões por mês em folha de pagamento.

Participe do Prêmio Excelência em Competitividade!


As inscrições para os estados que desejam concorrer ao Prêmio Excelência em Competitividade estão abertas até o dia 05/06/2021. O resultado será divulgado no evento de lançamento da edição deste ano do Ranking de Competitividade dos Estados, que acontece em setembro.

Quero me inscrever!

Junte-se ao CLP

ESCREVA SEU E-MAIL E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Siga o CLP

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE INFORMADO