POLÍTICA

Master em Liderança e Gestão Pública


O CLP é uma organização que não nega a política e não imputa a ela a responsabilidade exclusiva pelos problemas enfrentados pelo país – a política não é um mal. Se existem problemas, entendemos que será pela política que resolveremos parte expressiva deles. Nesse sentido, é absolutamente necessário que os alunos compreendam conceitos fundamentais atrelados à democracia, à cidadania, aos aspectos institucionais e à política brasileira. E diante dos cenários debatidos e compreendidos, sejam capazes de estabelecer análises, sistematizar diferenças e tomar decisões de forma mais ampla em meio a uma cultura que terá peso expressivo em suas ações e planejamentos.

POLÍTICA

A trilha trata de definições mais teóricas, discute a realidade brasileira, busca compreender a lógica das articulações institucionais e proporciona uma capacidade essencial de se constituir narrativas e promover análises de diferentes realidades.


Por isso, nos próximos conteúdos você entende melhor como fazer e qual é o papel da articulação institucional no setor público a partir de visões de gestores públicos que atuam em esferas municipais e federais. Ainda, confere o debate sobre Reforma Política e os projetos de lei que estão sendo discutidos para mudar o pleito eleitoral.


Este conteúdo faz parte da trilha de conhecimentos do Master em Liderança e Gestão Pública. Conheça.

[ARTIGO]

O que é e como fazer articulação institucional no Setor Público


O que diferencia uma boa articulação institucional do conchavo político?

O novo artigo do Blog do CLP responde esta e outras perguntas sobre como a articulação pode ser feita no âmbito do setor público.


O texto é de Ademar Bueno, que é líder MLG e atual Subsecretário de Empreendedorismo, Renda e Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Acessar | >

Comunicação entre secretarias: a ausência de alinhamento e articulação nas prefeituras

Acessar | >

“Trabalhar em equipe pode parecer mais difícil porque você tem que estar disponível para ouvir o outro, para mudar e alterar suas ideias. Isso é um exercício, não é algo simples”


Sylvia Angelini

Diretora de Urbanismo na Prefeitura de Jundiaí e Líder MLG

[VÍDEO]

Como lidar com o contexto político?


Como fazer articulação institucional e implementar projetos no Setor Público?


Entenda com Natasha Nunes, Diretora na Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, como fazer articulação institucional e lidar com o contexto político na implementação de projetos no Setor Público.

[PODCAST]

O que é uma Reforma Política?


Nesse episódio do Coisa Pública, o Podcast do CLP, nós conversamos com o cientista político Humberto Dantas sobre Reforma Política, um termo que, em anos ímpares, é comum nas discussões do Congresso mas ainda tem interpretações bem diferentes nas conversas do dia a dia. No programa discutimos porque isso acontece, o que é uma reforma política de fato, o que precisa estar no radar da sociedade quando discutimos o assunto, e como as reformas buscam atacar o problema da descrença na política e na sensação de falta de representatividade no Brasil.

MLG

Humberto Dantas

Coordenador do MLG e professor da trilha de Política.

[SOBRE A TRILHA]

Política - 80h


A trilha de política conta com quatro disciplinas:


Democracia, Valores e Desafios Transformadores;

• Cultura Política e Democracia no Brasil;

• Articulação Institucional;

• Cenários Políticos e Leitura de Narrativas;

Confira as demais trilhas:

Conheça o Programa de Bolsas do Master em Liderança e Gestão Pública - MLG
Quero conhecer | >

CLP - Liderança Pública