LIDERANÇA

Master em Liderança e Gestão Pública


Trata-se do conceito fundamental transmitido pelo curso, e do valor mais caro ao MLG – bem como ao CLP. Seu princípio basilar está atrelado à ideia de mudança de comportamento e cultura para a consolidação de transformações capazes de deixarem um legado. Trata-se de uma forma de observar, debater e constituir mudanças que possam ser institucionalizadas na realidade pública com destaque absoluto para o universo público.

LIDERANÇA

A tarefa mais difícil da liderança no setor público no Brasil é lidar com todas as perspectivas diferentes dentro de uma tomada de decisão: da decisão de implementação de um projeto, de uma política pública, ou de uma decisão interna de gestão na administração pública.


Por isso, ao longo dos próximos conteúdos você será capaz de entender o que é liderança adaptativa; os desafios em se liderar no contexto político brasileiro; e a liderança adaptativa na prática, quando foi aplicada na tragédia de Brumadinho.


Este conteúdo faz parte da trilha de conhecimentos do Master em Liderança e Gestão Pública. Conheça.

[ARTIGO]

O que é Liderança Adaptativa?


Liderança Adaptativa é um conceito desenvolvido por Ronald Heifetz onde o líder não apenas guia e aponta direções, mas é capaz de fazer um diagnóstico preciso e identificar problemas que não são meramente técnicos, mas também adaptativos.


Confira cinco ações baseadas no conceito de Liderança Adaptativa que acreditamos ser importantes para os líderes públicos.

Acessar | >

“Para adaptar, é preciso saber manter tanto quanto saber mudar, na natureza e nas organizações”


Ronald Heifetz

Cofundador do Center for Public Leadership da Kennedy School of Government

[VÍDEO]

Liderança Adaptativa no contexto político


Como superar os desafios para liderar em um sistema político tão complexo quanto o brasileiro?


Entenda com Luana Tavares, Diretora Executiva do CLP - Liderança Pública, como promover mudanças e tomar decisões considerando o contexto político.

[ENTREVISTA]

Liderança adaptativa em Brumadinho: como ser líder diante de uma tragédia


Em janeiro de 2019 a barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais, se rompeu. Quase mil moradores das proximidades de barragens da Vale, em outros municípios mineiros, tiveram que deixar suas casas.


Foi esse o desafio vivido pelas líderes Elizabeth Jucá, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais e Janaína Reis, Subsecretária de Assistência Social do Governo de Minas Gerais. Confira a entrevista.

Acessar | >

“Foi preciso chegar lá e tomar a liderança de um processo que não é meu e me adaptar num momento de entristecimento coletivo. O conhecimento de liderança adaptativa foi muito importante para lidar com as pessoas nessa situação e fazer as coisas acontecerem."


Elizabeth Jucá

Secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais

MLG

Patrícia Tavares

Professora e líder da trilha de Liderança

[SOBRE A TRILHA]

Liderança - 80h


A trilha de liderança conta com quatro disciplinas:


Liderança e Gestão Pública;

• Liderança Adaptativa e Dilemas Éticos;

• Liderança e Trabalho em Equipe;

• Desafios da Liderança: Institucionalização;

Conheça o Programa de Bolsas do Master em Liderança e Gestão Pública - MLG
Quero conhecer | >

CLP - Liderança Pública