Master em Liderança e Gestão Pública
A resolução de problemas complexos é o grande desafio dos agentes públicos. A partir da concepção e percepção de problemas complexos, a trilha tem como objetivo preparar os líderes para que compreendam a natureza destes desafios e lideram transformações. Ademais, reforça a ideia de que o pensar prático deve estar associado também ao saber acadêmico. O desafio maior é compreender e buscar soluções para problemas complexos. Nota-se aqui, claramente, o desafio aplicado diferentes realidades, ofertando ferramental essencial aos alunos.
METODOLOGIAS
Os problemas no setor público não são simples e, portanto, não possuem soluções fáceis. Eles envolvem inúmeras variáveis e não têm uma solução perfeita, e sim uma melhor solução, e que não atende totalmente ao problema enfrentado. A isso chamamos Problemas Complexos.
Por isso, nos próximos conteúdos você entende o que são problemas complexos, como construir confiança em sua equipe para solucioná-los, e como lidar com os processos de mudança.
Este conteúdo faz parte da trilha de conhecimentos do Master em Liderança e Gestão Pública. Conheça.
[ARTIGO]
O que são problemas complexos?
Os problemas da gestão pública não são simples. Eles envolvem diferentes variáveis como pessoas, recursos, evidências,
[ARTIGO]
Como construir confiança para resolver problemas complexos
Liderança Adaptativa é um conceito desenvolvido por Ronald Heifetz onde o líder não apenas guia e aponta direções, mas é capaz de fazer um diagnóstico preciso e identificar problemas que não são meramente técnicos, mas também adaptativos.
Confira cinco ações baseadas no conceito de Liderança Adaptativa que acreditamos ser importantes para os líderes públicos.
Problemas complexos são aqueles que nunca aconteceram antes, não possuem soluções conhecidas ou uma solução única e perfeita; e têm uma ou mais variáveis que o tornam complexo.
[VÍDEO]
Como resolver problemas complexos no governo?
Como superar os desafios para liderar em um sistema político tão complexo quanto o brasileiro?
Entenda com Luana Tavares, Diretora Executiva do CLP - Liderança Pública, como promover mudanças e tomar decisões considerando o contexto político.
[ARTIGO]
Como lidar com os processos de mudança organizacional no setor público
Em um período de transição de governo, ficam evidentes os constantes processos de mudança que são apresentados ao setor público. Promover mudanças nas organizações gera desconforto nas pessoas que estão envolvidas. Neste conteúdo, vamos contribuir com o olhar sobre as fases e os desafios emocionais relacionados aos processos de mudança.
[ARTIGO DE LÍDER MLG]
Transformação e Inovação no Setor Público
Nesse artigo, a líder MLG Vânia de Carvalho Marçal fala sobre a importância das transformações nos serviços públicos para a sobrevivência dos governos e a capacidade de resolução de problemas complexos no setor público.
MLG
Antonio Napole
Professor e líder da trilha de Metodologias
[SOBRE A TRILHA]
Metodologias - 80h
A trilha de liderança conta com quatro disciplinas:
• L• Metodologias para a Resolução de Problemas Complexos – Parte I
• Metodologias para a Resolução de Problemas Complexos – Parte II
• Problemas Complexos e Abordagem Científico-Acadêmica – Parte I
• Problemas Complexos e Abordagem Científico-Acadêmica – Parte IIi
Ela também conta com os(as) professores(as) Antonio Napole, Lucas Porto, Fábio Ono,
CLP - Liderança Pública