___________________
C A S O T E C A
___________________
A Feira de Campina Grande é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, lugar onde as trocas mercadológicas se misturam com as práticas culturais. Atualmente, a Feira de Campina Grande é uma das maiores e mais intensas praças comerciais ao ar livre no território brasileiro, e está no mesmo local há sete décadas, ocupando um espaço de aproximadamente 75 mil metros quadrados e abrigando mais de 8.000 pequenos negócios. Funciona todos os dias da semana, exceto aos domingos.
O principal problema da Feira de Campina Grande era a ausência de um plano de desenvolvimento econômico, humano, cultural e turístico voltado para o espaço físico e para os comerciantes locais. Desde a sua fundação, nunca havia sido feita uma intervenção que resultasse numa resposta concreta de requalificação e valorização dos espaços, dos comerciantes e dos saberes e experiências que ali circundam.
Assim, o objetivo da iniciativa foi implementar um plano de desenvolvimento colaborativo e sustentável para os comerciantes da feira, englobando aspectos de economia, marketing, cultura e turismo focando nos temas: empreendedorismo, educação financeira, identidade visual da feira, requalificação do espaço (sinalização turística), valorização da cultura e ações sociais. O trabalho desenvolvido foi pensado de forma modular para que pudesse ser replicado em outros lugares.
A iniciativa resultou na criação da identidade visual da Feira Central e do Bom é Na Feira, na melhoria dos negócios após realização das capacitações, na criação do Espaço Cultural e em um novo canal de vendas para os produtos da Feira. Foram treinados 254 feirantes foram treinados em empreendedorismo, vendas e gestão de negócios, e 324 deles tiveram os diagnósticos e recomendações entregues para aprimorarem seu negócio. Através da loja online, as vendas alavancaram em 15% e a Feira de Campina Grande foi reconhecida como um espaço de vivências culturais e turísticas.
O calendário de eventos do Espaço Cultura da Feira continua sendo acompanhado, assim como a inscrição dos feirantes na vitrine virtual e as referências ao Instagram do projeto que continua ativo desde sua criação. Até agora, já foram realizados cerca de 23 eventos, entre feiras de livros, cordel, apresentações populares e rodas de capoeira, e houveram 18 novas inscrições de pequenos comerciantes.
Rosália Borges Lucas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Campina Grande, Paraíba
C A S O T E C A
Quer conhecer boas práticas de políticas públicas?
Então acesse a Casoteca CLP!
Confira iniciativas de impacto que estão sendo adotadas em diversas áreas em todo o país.
Conecte-se e receba conteúdos, ferramentas, artigos e iniciativas de impacto sobre os principais temas da Gestão Pública, produzidos pelos especialistas que compõem a Rede CLP.
Siga também o CLP nas redes sociais, entenda e acompanhe as pautas políticas que apoiamos.
CLP - Centro de Liderança Pública