FUNDEB,

uma política de equidade para a educação


O fundeb na prática, movimentações políticas e suarelevância para a construção de um país mais democrático.



Qual o atual cenário da educação básica no Brasil?

Entenda o atual cenário da educação brasileira com ex-Presidente da UNDIME e ex-Secretária de Educação, Cleuza Repulho.



Entenda, na prática, o que é e como funciona o Fundeb

Neste vídeo, Cleuza Repulho explica porque o Fundeb tem ganhado destaque nas discussões sobre educação, como ele funciona e o porquê dele ser tão importante para a qualidade da educação brasileira.

Quais são os fatores de ponderação do Fundeb?

Os fatores de ponderação são responsáveis pela forma como o Fundeb é redistribuído hoje em dia. Entenda mais sobre esses nuances nesse vídeo comCleuza Repulho.


O que não pode ser feito com o recurso do Fundeb?

Entenda o que pode e o que não ser feito com o recurso do Fundeb e quais as penalidades para quem o utiliza de forma indevida. Quem explica é Cleuza Repulho.

Qual o impacto do Fundeb para a educação básica?

Caio Callegari, coordenador de projetos do Todos Pela Educação, comenta sobre o impacto positivo do Fundeb e as consequências para a educação brasileira caso ele deixe de existir.

Como tornar o Fundeb mais redistributivo?

.

O fundeb é uma política de extrema importância para diminuir as desigualdades educacionais do país, mas ainda não está perfeito. Entenda como ele pode melhorar e ser mais redistributivo.

Quais projetos de lei estão em tramitação?

.

Qual o atual status de tramitação dos projetos de lei no Congresso? Caio Callegari explica quais são os projetos em discussão, a diferença entre eles e quão avançada essa discussão está.


Como o cidadão pode participar do debate do Fundeb?

Como você enquanto cidadão pode participar do debate do Fundeb? Nesse vídeo, Caio Callegari comenta sobre os mecanismos de participação no debate sobre a manutenção do Fundeb.

A importância da educação para a construção de um país mais democrático

A líder MLG Mônica Pellegrini, aborda nesse vídeo a importância de uma educação mais equitativa para a construção de um país mais justo e democrático.

Qual o impacto do Fundeb na ponta?

.

Mônica Pellegrini, Líder MLG, comenta sobre o impacto do Fundeb na política educacional na ponta e na realidade dos professores e alunos brasileiros.