.SÉRIE..SERVIDOR.

A série Servidor - os desafios de quem faz o serviço público acontecer vem para aprofundar a discussão sobre a realidade dessas pessoas responsáveis por entregar tantos serviços e políticas públicas para os brasileiros frente ao atual contexto que colocou o servidor em foco, como pandemia, teletrabalho e, principalmente, a reforma Administrativa.

Confira os 3 episódios com foco nos servidores do Executivo nos três níveis: municipal, estadual e federal.

Episódio 3

Executivo Federal ∎∎∎

Assistir →

No terceiro episódio da série SERVIDOR conversamos sobre os desafios dos servidores e da administração federal.


Os servidores federais são os mais bem remunerados e capacitados, responsáveis por direcionar as grandes políticas públicas de impacto em todo o Brasil. Com o anúncio da Reforma Administrativa, esse servidores são os mais impactados pela "Nova Administração Pública" proposta pelo governo. Qual a avaliação dessa proposta? O que pode ser melhorado nas carreiras desses servidores? Ainda, como a administração federal pode contribuir para o trabalho dos servidores que estão na ponta, atendendo a população no dia a dia, conhecidos como burocratas e rua?


Para discutir esse pontos convidamos Gabriela Lotta, professora de Adm. Pública da FGV e pesquisadora com experiência na formação de diversos governos; e Natasha Nunes, secretária-executiva adjunta da Secretaria de Governo da Presidência da República, com experiência em coordenação de equipes e transição de governos.

Convidadas:

Gabriela Lotta

Professora de Administração Pública da FGV e do MLG - Master em Liderança e Gestão Pública

Natasha Nunes

Secretária-executiva adjunta da Secretária de Governo da Presidência da República

Episódio 2

Executivo Estadual ∎∎∎

Assistir →

16 dos 26 estados e o Distrito Federal deverão superar o teto de gasto com pessoal estabelecido pela LRF ainda esse ano. Além da questão fiscal, estados enfrentam hoje uma grande dificuldade de direcionar planos intersetoriais que envolvem diversas secretárias, além de esbarrar em problemas como desenvolvimento de lideranças capazes de implementar políticas públicas robustas.


Planejamento, equilíbrio fiscal, liderança e reforma administrativa. Quais os desafios os servidores estaduais enfrentam hoje?


Convidamos dois servidores públicos com ampla experiência para falar dessas questões no 2º episódio da série SERVIDOR - OS DESAFIOS DE QUEM FAZ O SETOR PÚBLICO ACONTECER.

Convidados:

Renata Vilhena

Professora associada da Fundação Dom Cabral e consultora em gestão pública, com ampla experiência nos governos do Estado de Minas Gerais.

Fabrício Marques

Presidente do CONSAD e Secretário de Administração, Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas.

Episódio 1

Executivo Municipal ∎∎∎

Assistir →

No Brasil, 56,7% (6,52 milhões) dos funcionários públicos atuam no poder executivo municipal. Desses, 40% das ocupações correspondem aos profissionais do "núcleo-duro", ou seja, atuam com serviços de educação ou saúde.


Apesar de representarem 60% dos vínculos do setor público, os servidores municipais ganham, em média, três vezes menos que os federais. A remuneração média dos servidores municipais é de R$ 2,865. Segundo os dados compilados pelo Ipea, o total de vínculos trabalhistas no serviço público municipal saltou 175% em 20 anos. Isso decorre da contínua municipalização do serviço público brasileiro.


Frente a esses dados, exploramos como está a gestão de pessoas no nível municipal, os desafios desses servidores ao lideram diretamente com a entrega de políticas públicas e o quais efeitos na Reforma Administrativa nesse nível da administração.

Convidados(as):

Aline Rezende

Servidora e Líder MLG, foi professora concursada na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando durante 15 anos como docente. Atualmente atua como Coordenadora Geral de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

José Rodolfo Fiori

Líder MLG e Cofundador da GOVE - uma GovTech que trabalha com gestores públicos municipais a fim de melhorar as decisões e aumentar receitas.

Vivian Satiro

Servidora e líder MLG, possui mais de 10 anos de atuação no setor público, tendo passado pelos Poderes Executivo e Legislativo. Atualmente é Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal de Licenciamento de São Paulo; mentora do Plano de Menina e uma das apresentadoras do podcast semanal, sobre política e gestão pública, Beneditas.

Sobre o CLP

A série é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública (CLP) uma instituição que trabalha por um poder público melhor, mais eficiente, transparente e próximo dos cidadãos. Para isso, trabalhamos com advocacy junto às instituições públicas (Governo, Congresso, Judiciário) e desenvolvendo os líderes responsáveis por direcionar políticas públicas no Brasil.

Receba mais conteúdos sobre gestão pública

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Siga o CLP nas redes sociais