Análise do Processo de Mudança

 


Neste conteúdo, queremos ajudar você a ter um olhar crítico para as fases e os desafios relacionados aos processos de mudança no setor público

Processos de mudança ocorrem em todo os setores da vida, assim como nas organizações públicas e privadas.

Por que é importante observarmos onde estamos no processo de mudança?



Ao conhecer as fases pelas quais podemos passar em um processo de mudança, reduzimos as chances de conflito, estresse e perdas.


À medida que temos mais clareza e consciência do impacto da mudança em nós, ampliamos as possibilidades de como lidar com este processo.


Estar em um processo de mudança significa assumir riscos, enfrentar medos e dúvidas. Considerando a zona de conforto de um indivíduo como um espaço seguro, a mudança é o exercício de abrir mão de uma parcela desta zona de conforto para transitar no que é desconfortável e incerto ao ser humano.


Reconhecendo o impacto proveniente das transições e inspirados na curva de transição de John Fisher*, trazemos abaixo as 10 principais fases do processo de mudança, sendo elas:

Em qual etapa você está em relação a alguma mudança que está vivenciando neste momento?



Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma das etapas:


ANSIEDADE


Será que vai dar certo?!

Quando temos o primeiro contato com a mudança a ser implementada e ficamos pensativos sobre a viabilidade desta mudança, começando a transitar nas inseguranças e preocupações provocadas pelo processo.

MOTIVAÇÃO


Vamos tentar!

As inseguranças e preocupações continuam, porém, ao entrarmos em contato com o mínimo de abertura e até mesmo curiosidade, despertamos em nós uma motivação para ao menos tentar experimentar o que é isso que está sendo proposto.

DÚVIDAS


É complicado...

Conforme vamos experimentando as novidades, os desafios ficam mais latentes trazendo à tona questionamentos da viabilidade desta proposta, gerando muitas dúvidas. São as dúvidas que vão alimentando um cenário de desentendimento que gera resistência ao processo de mudança.

MEDO


Vou perder o controle!

Dentre as necessidades e experiências de cada um estão juntamente com as dúvidas, necessidades, valores e os medos de cada indivíduo. São estes receios que, como uma forma de zelar pelo risco que pode incidir perante ao que é de extrema importância para cada indivíduo, começam a protagonizar neste processo.

FUGA


Preferia como era antes!

O somatório de tantos obstáculos desafiadores fomenta no indivíduo um comportamento de fuga desta mudança, levando-o até mesmo a questionar a real necessidade e importância deste processo.

NEGAÇÃO


Essa mudança não é minha!

No momento que chamamos de negação, já não é mais possível reconhecer o indivíduo como participante do processo de mudança. Esta etapa consideramos que após a fuga houve uma desvinculação da pessoa com o processo onde ela nega e não aceita ou reconhece mais a sua responsabilidade para o sucesso da mudança.

CULPA


Não era o que eu queria!

A auto reflexão exigida pelo processo leva o indivíduo ao autoconhecimento, mas também pode leva-lo a um possível processo de culpa pelo reconhecimento do impacto da mudança, não somente em sua própria opinião e modo de pensar, como também na dos outros envolvidos no processo.

CONFLITOS


Nós não queremos isso!


Todas as pessoas envolvidas na mudança estão passando por esse processo internamente. Dessa forma, em algum momento, pode gerar confrontos, principalmente diante das dores, renúncias e sacrifícios exigidos para passar pela transição proposta.

CRISE


É muito diferente, não vai funcionar!

A consciência da incompatibilidade dos comportamentos e pensamentos passados com o novo modelo proposto desencadeia emoções como desmotivação e confusão, enfraquecendo sua visão de futuro e gerando dúvidas de como operar e para onde ir. Este é um momento de crise, onde o indivíduo vivencia questionamentos profundos que antes estavam organizados e bem construídos.

ACEITAÇÃO


Começamos a ter resultados!

Após percorrer algumas etapas desafiadoras do processo, chega o momento em que cada um começa a se situar do seu papel dentro desta transição. Já é possível validar alguns caminhos, comportamentos e pensamentos e construir novos significados para este novo momento. Nesta fase há mais clareza e começam a surgir novos espaços de conforto onde antes só havia um grande desconforto.

RESULTADOS


Mais pessoas estão usando o processo!

O momento mostra uma recuperação inicial do senso de identidade e fortalece cada vez mais esta nova zona de conforto que está sendo construída. Há aqui uma solidificação das ações, pensamentos e direções que temos nos posicionado alinhadas com este novo lugar para o qual transitamos no processo de mudança.

Considerando o lugar onde você se considera neste momento, o que você precisa para ir para a próxima etapa deste processo?


Receba mais conteúdos sobre o Conexão Pública

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.