JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS EM GOIÁS

Esta é uma trilha de conteúdos sobre a Jornada de Transformação dos Serviços Públicos que vem acontecendo em Goiás desde 2019 e foi escrita pela Líder MLG e Gestora de Tecnologia da Informação no Estado de Goiás, Vânia de Carvalho Marçal.


A Jornada aborda a reforma Administrativa que Goiás aprovou em 2019, além de trazer os arranjos institucionais para modernizar a administração pública no estado.


Ao longo desse percurso, foram sugeridas um conjunto de técnicas e boas práticas de gestão a serem implantadas pelos órgãos e entidades estaduais, em etapas definidas, com objetivo de incrementar a sua maturidade de gestão e da sua prestação dos serviços públicos, através da inovação e digitalização dos processos institucionais e de atendimento do cidadão.


O Estado de Goiás entende que toda e qualquer transformação é feita por pessoas. No caso, pelos servidores públicos. Conheça mais sobre a iniciativa.

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A trilha

Esta trilha foi escrita pela líder MLG e Gestora de Tecnologia da Informação de Goiás, Vânia de Carvalho Marçal Bareicha.

Ao final você encontra outros materiais produzidos sobre o tema pelo CLP, como uma cartilha sobre a reforma Administrativa.

A trilha

Saiba mais

1

REFORMA

Reforma Administrativa

Neste primeiro artigo, Vânia conta como o Estado de Goiás utilizou a reforma Administrativa para definir arranjos institucionais e modernizar a administração pública.

A líder também comenta sobre os objetivos do estado ao realizar uma reforma administrativa, como promover uma mudança cultural na maneira de operar os processos institucionais e de atendimento ao cidadão e resgatar a confiança do cidadão no serviço público.

Ela também conta sobre o novo arranjo institucional instituído pelo estado para a Administração Pública em junho de 2019, através da Lei Estadual da Organização Administrativa nº 20.491. Acesse o artigo completo.

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2

GOVERNANÇA

Governança Pública

No segundo artigo, Vânia conta como a Secretaria de Estado da Administração buscou institucionalizar uma Governança Pública e compreender qual o valor entregue ao cidadão.

Ela conta como ocorreu a definição de atribuições e competências das unidades dos órgãos e entidades estaduais e que culminou em dois meses de trabalho, onde a secretaria engajou mais de 2.000 mil servidores de 36 órgãos e entidades que dedicaram seu tempo participando de oficinas e reuniões técnicas para discussões sobre o tema.

Por fim, a líder explicou a cadeia de valor entregue ao cidadão, bem como os avanços inéditos ganhos pela gestão pública de Goiás. Acesse o artigo completo.

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3

FOCO DO CIDADÃO

Atendimento ao Cidadão

Neste último artigo, Vânia conta como o Estado buscou estabelecer uma nova política de Atendimento ao Cidadão, através de uma rede de transformação, modificação da sua cultura organizacional e o redesenho do serviços públicos.

A líder também comenta sobre os objetivos do estado ao realizar uma reforma administrativa, como promover uma mudança cultural na maneira de operar os processos institucionais e de atendimento ao cidadão e resgatar a confiança do cidadão no serviço público.

Ela também conta sobre o novo arranjo institucional instituído pelo estado para a Administração Pública em junho de 2019, através da Lei Estadual da Organização Administrativa nº 20.491. Acesse o artigo completo.

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SAIBA MAIS

Reforma Administrativa em Portugal: O que podemos aprender?

A Reforma Administrativa é um dos fatores decisivos para romper as desigualdades entre o setor público e o privado, além de dar uma maior eficiência nos serviços oferecidos para a população. Neste artigo, apresentamos a Reforma Administrativa em Portugal, que aconteceu em 2008, após sua máquina pública viver um inchaço que comprometeu os investimentos do país.

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Podcast: Inchaço da máquina pública agrava crise fiscal dos estados

Neste episódio do Coisa Pública, podcast do CLP, abordamos a importância da eficiência da máquina pública em meio à pandemia causada pela covid-19.

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Cartilha “Por dentro da Reforma Administrativa”

A cartilha traz os pontos necessários para uma reforma Reforma Administrativa e os dados da máquina pública no Brasil.

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4 pontos que mostram a necessidade da Reforma Administrativa

Entenda em 4 pontos porque a reforma Administrativa é necessária e urgente para o Brasil a fim de retomarmos o crescimento do país e entregarmos serviços públicos de qualidade à população.

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O CLP

Sobre o CLP

O CLP - Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.


O CLP - Centro de Liderança Pública identifica os problemas mais urgentes do Brasil e os principais atores e líderes públicos em posição de resolvê-los, desenvolvendo soluções em conjunto através de cursos, eventos, seminários e abordagens individuais para que por meio de indivíduos engajados e bem preparados seja possível a construção de um Estado melhor.

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