Guia dos 100 dias de governo

O guia é uma realização do Centro de Liderança Pública e baseia-se nos dados do estudo do Ranking de Competitividade dos Municípios, lançado pelo CLP em 2020.


Ele traz casos práticos de políticas públicas baseadas em evidências que tiveram bons resultados, bem como aborda o processo de construção de metas e atração de investimentos.

O que é o Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios, lançado pela primeira vez em 2020 pelo CLP - Centro de Liderança Pública, em parceria com a GOVE, é uma ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus municípios. O Ranking analisa a capacidade competitiva dos 405 municípios mais populosos do Brasil, ou seja, aqueles com população acima de 80 mil habitantes.

Acessar Ranking →

Objetivos do Ranking de Competitividade dos Municípios

Como poderosa ferramenta de análise e gestão pública, o Ranking se constitui como um forte instrumento para auxiliar os governos e a sociedade civil a balizar suas ações.

Ferramenta de avaliação da gestão pública

O Ranking pode ser entendido como uma ferramenta de accountability, ou seja, de avaliação da gestão pública local por parte da população e da sociedade civil como um todo. Por meio dos dados apresentados no estudo, é possível identificar, ao longo dos anos, a forma que o governo tem se comportado para mitigar os reais desafios da cidade e também na manutenção dos fatores positivos.

Ferramenta de atração de investimentos

Além disso, o Ranking pode ser usado como um mecanismo de atração de investimentos. Os 405 municípios avaliados no Ranking podem usar os dados como forma de promover os seus pontos mais positivos e também para ressaltar aspectos de maior incremento que podem atrair eventuais parceiros.




Ferramenta de gestão e planejamento público

Por fim, o Ranking de Competitividade dos Municípios se constitui como uma poderosa ferramenta de gestão pública. A partir dos dados apresentados no estudo, é possível elencar as principais prioridades e os principais desafios a serem mitigados durante a gestão por meio de políticas públicas assertivas.




Como usar: casos práticos

1

Conheça a

realidade local

Através dos dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, pode-se obter um raio-x completo da realidade dos 405 municípios avaliados. Da mesma forma, é possível entender a conjuntura em outros níveis, observando os dados por região, estados ou ainda por municípios que são próximos um dos outros. Esse mecanismo pode ser interessante para propiciar comparações entre similares.

2

Desconforto

positivo

Comparação com cidades próximas e em realidades similares

Por que, na mesma região, em contextos socioeconômicos similares, municípios apresentam realidades tão diferentes? O Ranking, através da comparação entre municípios de realidade semelhante, pode ajudar a responder essa questão.

Mais do que isso, o Ranking se propõe a causar um “desconforto positivo” entre os gestores de localidades próximas e, de certo modo, parecidas, que estejam dispostos a usar a ferramenta.


Esse desconforto e vontade de mudança partiria justamente da comparação com seus pares, observando os pontos positivos da cidades ao redor e entendendo como políticas públicas que foram executadas com sucesso podem ser replicadas no município em questão, de forma a evoluir constantemente na área desejada da gestão pública.

Nesse ponto, há de ressaltar que a competitividade pregada pelo Ranking é diferente da competição, onde para que um ganhe, é necessário que o outro perca. Na lógica da competitividade, entende-se a melhora conjunta entre os entes avaliados no Ranking, já que em termos de políticas públicas e entregas finalísticas, todos podem evoluir de forma conjunta.

3

Definição de

metas

Onde estou e onde quero chegar?

Por meio da comparação entre a realidade do seu município e dos melhores do país, é possível estabelecer metas para a gestão e mirar em um objetivo a ser atingido em um determinado período de tempo. De acordo com a realidade da cidade, o Ranking permite que metas factíveis de gestão sejam traçadas e perseguidas.

4

Políticas Públicas baseadas em evidências

Na realidade atual, é importante que as políticas públicas não sejam mais baseadas em achismos, mas sim em fatos concretos que embasem a tomada de decisão.

A partir do cenário municipal transmitido pelo Ranking, é possível traçar políticas públicas assertivas que de fato atendam às principais necessidades do município. Atacar os reais desafios e não somente aqueles que aparecem mais publicamente.

5

Atração de investimentos

O município pode destacar os indicadores e pilares que apresentam destaque a nível nacional, estadual e local de forma a atrair investidores para sua localidade.


Também é possível elencar aqueles pilares que apresentam maior possibilidade de crescimento no curto prazo, visando trazer possíveis interessados para o processo. É importante considerar os pontos de destaque na hora de criar seu plano de investimento.

DICA BÔNUS

Estruturar seu projeto é o primeiro passo para captar recursos para o Setor Público. Tem uma ideia para transformar a realidade do seu município, mas não sabe nem por onde começar?


Este modelo de estruturação de projetos para o Setor Público pode ser uma oportunidade para você.


Com ele, você vai documentar as informações necessárias para rodar um projeto no seu município, ao mesmo tempo em que se prepara para captar recursos com a Iniciativa Privada, o Terceiro Setor, entre outros.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como o CLP pode auxiliar os municípios?

Apresentação do Ranking de Competitividade dos Municípios, de forma a elencar os principais pontos positivos e negativos de cada município avaliado.

A partir do engajamento da cidade no Ranking, o CLP ajuda no desenvolvimento das políticas, a partir da participação de especialistas da REDE CLP.

Possibilidade de oferta de cursos customizados do CLP para os municípios, a partir das demandas individuais de cada localidade ou entidade.

Auxílio na priorização de políticas públicas, a partir dos dados presentes no Ranking de Competitividade.

Reconhecimento das cidades mais bem colocadas no ranking e valorização dos gestores.

Realização de eventos conjuntos, visando discutir a realidade municipalista brasileira com base nos dados do Ranking.

Saiba mais

Acompanhe o CLP

Siga o CLP nas redes sociais, acompanhe as pautas políticas do país e confira oportunidades na gestão pública.

Assine a Coisa Pública, newsletter do CLP. Ela é gratuita e te apresenta, semanalmente, os bastidores da política e os desafios da gestão pública

Quero saber mais →

Centro de Liderança Pública