INOVAÇÃO NO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO DAS CIDADES
O gestor público que seguiu todos os passos para melhorar a arrecadação dos seus recursos próprios - IPTU, ISS, ITBI, dívida ativa e taxas - e também sabe como aproveitar as transferências estaduais e federais para melhorar o investimento do município em áreas como a educação, ainda tem outras opções para captação de receitas.
Soluções inovadoras e criativas surgem no Setor Público nacional e internacional e trazem novas perspectivas para municípios que querem viabilizar projetos e contribuir para a qualidade do serviço público prestado a nível local.
---
VEJA O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Maturidade Fiscal e Projetos
Operações de Crédito e Fundo Perdido
Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e Concessões Privadas de Bairro
Instrumentos de Política Urbana
Contratos de Impacto Social, PPP's, Cotas de FGTS e mais...
Ao final do curso, o aluno estará apto a diagnosticar problemas e buscar soluções inovadoras de captação de recursos por meio de uma série de entrevistas e das ferramentas práticas disponibilizadas
PROFESSORES CONVIDADOS
Ana Cristina Wollmann
Diretora de Gestão de Investimentos e Captação de Recursos da Prefeitura de Curitiba
Arquiteta e Urbanista com MBA em Gestão Estratégica de Serviços e em Gestão de Projetos pela FGV e Liderança e Gestão Pública pelo CLP e Harvard Kennedy School. Há mais de 20 anos atua no governo municipal de Curitiba. Ocupou várias posições executivas e diretivas e participou como membro de vários conselhos de políticas públicas. Atualmente é diretora de Gestão de investimentos e Captação de recursos.
Vinicius Schurgelies
Coordenador do CST de Gestão Pública da UMESP
Doutorando em Administração Pública e Governo (FGV-EAESP); Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV-EAESP); Pós-Graduado em Gestão Pública (UTFPR); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF) e Auditoria Contábil Fiscal (FAMA); Graduado em Administração Pública (FGV-EAESP). Possui mais de 13 anos de experiência profissional como gestor público, consultor governamental e mais de 4 anos de experiência como professor universitário.
Rodrigo Reis
Fundador da Radar PPP
Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É sócio fundador da empresa Radar PPP, e ocupou o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na empresa Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A., sendo responsável pelas iniciativas em PPP e Concessão em que a organização participou (2012-2014). Foi gerente do Projeto Copa pelo Governo do Estado de Minas Gerais (2009-2012. Possui experiência em modelagem de projetos de infraestrutura.