Comunidade Prática

O Centro de Liderança Pública (CLP), o Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (IBEGESP) e a Fundação João Pinheiro (FJP) apresentam uma possibilidade inovadora para as Escolas de Governo e entidades do Terceiro Setor voltadas à Administração Pública: a criação de uma Comunidade de Prática e Conhecimento.

Com essa Comunidade, buscamos apoiar e compartilhar as instituições públicas de ensino, de modo a propiciar o desenvolvimento de ações que promovam a capacitação dos servidores públicos.

O que é uma Comunidade de Prática?

As Comunidades de Prática e Conhecimento são formadas por pessoas que voluntariamente compartilham interesses referentes a uma política, um projeto, um problema ou um tópico.

O conceito de Comunidades de Prática, criado por Etienne Wenger e Jean Lave em 1991, é utilizado no estudo do capital social das empresas e instituições. Tais Comunidades facilitam a movimentação horizontal de informações, além de construírem redes de relações que possibilitam a criação e o compartilhamento de conhecimento, a troca de experiências e a solução de problemas.

A proposta contribui com a integração entre os profissionais que atuam com capacitação nas Escolas de Governo do país, o que possibilita a troca de informações, ferramentas e novas metodologias de ensino. Aposta-se, desse modo, em um espaço virtual com a perspectiva de aprimoramento permanente e de superação das barreiras da distância física.

“Participar de uma prática é, consequentemente, uma forma de adquirir saber em ação, mas também de mudar e perpetuar este saber e de produzir e reproduzir a sociedade”


- GHERARDI, 2000, p. 212).

Para quem é a Comunidade?


A Comunidade de Prática e Conhecimento será direcionada a gestores de nível intermediário (gerentes e coordenadores) que façam parte de instituições do país dedicadas à área pública. Tais gestores serão os atores responsáveis pela manutenção e funcionamento da iniciativa.

Assim, para integrar a Comunidade de Prática e Conhecimento, é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Pertencer ao público-alvo desse projeto: a) Escolas de Governo municipais ou estaduais; b) entidades do Terceiro Setor;
  • Atuar no nível intermediário (gerência e coordenação) de instituições do país dedicadas à área pública;
  • Ter experiência de no mínimo 03 anos em função voltada à Administração Pública;
  • Ter disponibilidade para participar dos encontros mensais e de, no mínimo, 04 horas mensais para preparo das reuniões.

Missão

Apoiar e instrumentalizar as instituições públicas de ensino para o desenvolvimento de ações voltadas ao aperfeiçoamento e capacitação dos servidores e agentes públicos.

Objetivos

  • Atuar como catalisadora e fomentadora de ideias e práticas junto instituições formadoras de servidores e agentes públicos;
  • Agrupar pessoas e/ou instituições com habilidades, conhecimentos e experiências relacionadas à formação de servidores e agentes públicos;
  • Articular e impulsionar ações concretas de cooperação entre as instituições formadoras de servidores e agentes públicos.

Eixos de atuação

Em conformidade com os desafios apontados pelos respondentes do questionário diagnóstico da Comunidade de Práticas, os trabalhos deste grupo serão direcionados ao desenho de programas educacionais envolvendo 04 pilares básicos:

  • Objetivos de aprendizagem;
  • Métodos e dinâmicas de aprendizagem;
  • Avaliação de aprendizagem;
  • Formação de liderança gerencial.

Acompanhe os trabalhos da Comunidade

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Centro de Liderança Pública (CLP)

Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública - IBEGESP

Fundação João Pinheiro (FJP)