A Liderança Pública em tempos de crise

Um guia prático para enfrentar momentos de dificuldade.

Baixar guia

O novo coronavírus está mudando drasticamente a maneira como vivemos. Nossos ideais de interação social, vida pública, política e civismo, estão, mais do que nunca, sendo colocados à prova.


Em cenários de graves crises mundiais, nossos olhares se voltam para as lideranças. Nós do CLP acreditamos que uma Liderança Pública é aquela capaz de navegar nos contextos que atua, resolver problemas complexos de forma estruturada e construir um Brasil melhor para as futuras gerações.


Por isso, criamos um Comitê Técnico de Saúde Pública da Rede CLP, que está atuando no combate ao coronavírus COVID-19. São 14 Líderes MLG, que atuam na área da saúde em 8 estados brasileiros e estão trabalhando diariamente para minimizar o impacto do problema para a sociedade.

• O GUIA

Como primeira grande entrega, o Comitê se dedicou a realizar o Guia “A Liderança Pública em tempos de crise. Um guia prático para enfrentar a PANDEMIA do COVID-19.” Este guia tem uso prático para que lideranças consigam navegar pela crise e serve como um grande repositório de apoio e suporte para enfrentamento da instabilidade ocasionada pelo coronavírus. Você também encontra neste material boas práticas que estão sendo conduzidas por Líderes da nossa Rede, além das principais diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde e OMS.

• CAPÍTULOS

2️⃣ Boas Práticas

▶️Para gestores públicos e secretários(as) municipais de saúde

▶️Para Prefeitos(as)

▶️Iniciativas de Organizações da Sociedade Civil

3️⃣ Diretrizes

5️⃣ Rede de líderes e parceiros

Como liderar em tempos de crise?

Uma Liderança Pública é aquela que constrói políticas públicas eficientes que melhoram a vida das pessoas, que seja orientada por valores republicanos e pelo diálogo democrático, sendo capaz de navegar nos contextos em que atua, construindo um Brasil para as futuras gerações. Mas afinal, como lidar com esse momento de crise?

SEJA CORAJOSO(A)

Assuma a responsabilidade, não defenda o passado nem aponte os dedos.

As situações de crise exigem que os líderes prestem atenção especial a tudo que acontece à sua frente. Não é hora de apontar os dedos para os outros pelo que você acha que eles podem ou não ter feito para levá-lo a este lugar.

Reflita sobre as perguntas abaixo:


Como você pode ajudar você e sua equipe para não cair na armadilha de defender os sistemas e processos que você implementa?

Como você pode ajudar você e sua equipe para não cair na armadilha de culpar os outros?

FIQUE CALMO(A)

Responda rapidamente, não precipitadamente.

Na liderança de crise é preciso mais do que entrar em ação, observar e estar em um estado de alerta. Agir precipitadamente faz com que você e sua equipe assumam tarefas que talvez possam não estar preparados e isso pode causar ainda mais desafios.

"Seja rápido, mas não se apresse"

- John Wooden

Reflita sobre as perguntas abaixo:


Quais erros você poderia cometer se agir rápido demais, sem pensar o suficiente?

Quais erros você poderia cometer se agir muito devagar, sem urgência suficiente?

SEJA ADAPTATIVO(A)

Não há resposta perfeita à crise.

Não há maneira perfeita ou única de liderar uma crise, precisamos estar abertos a aprender com diferentes conjuntos de ideias, experimentá-las e nos adaptar. Seu trabalho como líder é equilibrar o rápido e o devagar, a ação e a paciência adaptando seu estilo e comportamento à situação em que você se encontra.

Reflita sobre as perguntas abaixo:


Como esperar pela perfeição prejudica seus esforços para responder a uma crise?

Quais estratégias você poderia adotar para encontrar um jeito suficientemente bom para liderar crises?

Comentário de Michael Ryan, da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre as lições aprendidas com os surtos de Ebola em 2014.


“Perfection is the enemy of the good when it comes to emergency management. Speed trumps perfection… The greatest error is not to move. The greatest error is to be paralyzed by the fear of failure. If you need to be right before you move, you will never win.”

COMUNIQUE-SE

A comunicação é vital.

É importante que os líderes se comuniquem e estejam presentes, mesmo que você não saiba exatamente o que está acontecendo. Forneça o máximo de informações possíveis sobre a realidade para que as pessoas possam lidar com medos, ansiedades e evitar especulações e rumores.

Reflita sobre as perguntas abaixo:


• Com quem você precisa se comunicar?

• Como você pode ser mais presente com essas pessoas?

• Como você pode apresentar essas informações para lidar com medos e ansiedades?

ACESSE AS PESSOAS CHAVES

Saiba quem são as pessoas chaves.

As situações de crise exigem que os líderes prestem atenção especial a tudo que acontece à sua frente. Não é hora de apontar os dedos para os outros pelo que você acha que eles podem ou não ter feito para levá-lo a este lugar.

Reflita sobre as perguntas abaixo:


• Você sabe quem são suas principais pessoas agora? Faça uma lista dessas pessoas-chave e identifique por que você as considera importantes no momento.

Como é que cada uma das suas pessoas-chave é motivada? Como você pode motivar o melhor deles? Escreva notas ao lado de cada pessoa da sua lista, em resposta a estas perguntas

Boas Práticas

Esta seção congrega um repositório de apoio e suporte para enfrentamento da instabilidade ocasionada pelo coronavírus. Você também encontra nesta seção documentos e orientações produzidas por parceiros, além de boas práticas que estão sendo conduzidas por Líderes da nossa Rede.

PREFEITOS(AS)

Boas práticas para prefeitos(as) adotarem em seus municípios.


Acessar

GESTORES PÚBLICOS

Boas práticas para gestores(as) e secretários(as) de saúde.

.

Acessar

OSCIPS

Boas práticas para Organizações da Sociedade Civil

.

Acessar

GESTORES PÚBLICOS

📌 Santos (SP)

Nome: Fábio Ferraz

Cidade: Santos (SP)

Cargo: Secretário Municipal de Saúde na Prefeitura de Santos

Área temática: Saúde Pública

Confira alguma ações traças pelo líder MLG e Secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, para conter o impacto do coronavírus no município de Santos (SP).

Boa prática 1: Ações para reduzir o impacto do coronavírus entre os idosos -

Boa prática 2: Helpdesk

Boa prática 3: Drive Thru para vacinação contra a gripe

Boa prática 4: Ações em presídios na Baixada Santista

Boa prática 5: Ações para Trabalhadores informais

PREFEITOS(AS)

📌 Bento Gonçalves (RS)

Nome: Guilherme Pasin

Cidade: Bento Gonçalves (RS)

Cargo: Prefeito de Bento Gonçalves

Boa prática: Criação do Comitê de Atenção ao Coronavírus

Boa prática: Medição de temperatura das pessoas nas ruas

Boa prática: Central de Atendimento Psicológico para profissionais e para a comunidade da cidade

Boa prática: Ampliação do Complexo Hospitalar

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Brasil sem Corona

Nome: Colab

Cidade: Bento Gonçalves (RS)

Cargo: Prefeito de Bento Gonçalves

Boa prática: O Brasil Sem Corona é um movimento que nasce para ajudar a barrar o coronavírus no Brasil. O Colab, a maior plataforma colaborativa do país, junto com a Epitrack, referência internacional para detecção de epidemias, uniram forças com o objetivo de diminuir a disseminação do vírus nas cidades, mapeando os casos de Covid-19 e as regiões com risco de surtos, para ajudar as equipes de saúde das prefeituras e governos estaduais e federal a combater a epidemia do coronavírus.

Acesse aqui

Diretrizes

Esta seção tem o objetivo de referenciar as principais diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde que, desde o início da Pandemia têm trabalhado para orientar governantes e gestores de saúde do mundo todo. Confira algumas diretrizes.

Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19

Acesse aqui

Modelo de Plano de Contingência para Emergência de Interesse da Saúde Pública

Acesse aqui

10 passos para qualificar a gestão da APS (Atenção Primária à Saúde)

Acesse aqui

Baixe o guia gratuitamente!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.