MINAS
GERAIS
Minas Gerais ocupa a 8ª posição no Ranking em 2019. Seu desempenho foi puxado por suas posições nos pilares de Educação e Sustentabilidade Social. No primeiro, destaca-se nos indicadores de Avaliação da Educação (1ª posição), Índice de Oportunidades da Educação (2º lugar) e ENEM (3º lugar). Já no segundo, destaca-se nos indicadores de Anos Potenciais de Vida Perdidos (3º lugar) e acesso a esgoto (4º lugar). O principal desafio é o pilar de Solidez Fiscal, ocupando a penúltima posição do Ranking.
Participação dos setores no PIB do estado.
PIB
587,68 bilhões
Agropecuária
6,9%
Indústria
24,8%
Serviços
68,3%
Posição geral no Ranking
Nota no Ranking
Confira, em amarelo, a posição do estado em cada pilar do Ranking; e em branco o peso do pilar para o resultado geral.
PILAR
Peso no Ranking | Posição no Ranking
SEGURANÇA PÚBLICA
13,4% | 9º lugar
EDUCAÇÃO
11,3% | 2º lugar
INFRAESTRUTURA
12,7% | 12º lugar
SUSTENTABILIDADE SOCIAL
12,2% | 5º lugar
SOLIDEZ FISCAL
12% | 26º lugar
CAPITAL HUMANO
8,2% | 19º lugar
EFICIÊNCIA DA MÁQUINA PÚBLICA
7,9% | 10º lugar
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
7,8% | 7º lugar
POTENCIAL DE MERCADO
7,7% | 14º lugar
INOVAÇÃO
6,8% | 11º lugar
EDUCAÇÃO
Avaliação da Educação
1º lugar
ENEM
3º lugar
IOEB
2º lugar
SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Inadequação de Moradia
5º lugar
Acesso ao Saneamento Básico - Esgoto
4º lugar
Anos Potenciais de Vida Perdidos
3º lugar
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Destinação do Lixo
4º lugar
Serviços Urbanos
6º lugar
Perda de Água
8º lugar
SOLIDEZ FISCAL
Capacidade de Investimento
26º lugar
Solvência Fiscal
25º lugar
Resultado Primário
23º lugar
CAPITAL HUMANO
PEA com Ensino Superior
17º lugar
Qualificação dos Trabalhadores
15º lugar
Custo de Mão de Obra
14º lugar
POTENCIAL DE MERCADO
Crescimento Potencial da Força de Trabalho
25º lugar
Taxa de Crescimento
14º lugar
Tamanho de mercado
3º lugar
• Sobre o pilar
O pilar de educação leva em conta 8 diferentes indicadores: Avaliação da Educação, IDEB, ENEM, PISA, Índice de Oportunidade da Educação (IOEB), taxa de frequência líquida do ensino fundamental, taxa de frequência líquida do ensino médio, taxa de atendimento do ensino infantil.
• Minas Gerais
Em Educação, Minas Gerais alcançou 87,7 pontos em 2019, enquanto a média do Brasil no pilar foi de 46,4. Em relação a 2018, o estado avançou da 8ª para a 1ª posição no indicador de Avaliação da Educação, e alcançou a 2ª posição no indicador de taxa de Atendimento do Ensino Infantil.
Média nacional •
Estado •
• Sobre o pilar
O pilar de Eficiência da Máquina Pública leva em conta 5 diferentes indicadores: custo do Executivo/PIB, custo do Judiciário/PIB, custo do Legislativo/PIB, eficiência do Judiciário, Índice de Transparência.
• Minas Gerais
Em Eficiência da Máquina Pública, Minas Gerais alcançou 77 pontos em 2019, enquanto a média do Brasil no pilar foi de 63,9. Em relação a 2018, o estado avançou nos indicadores de Custo do Executivo e Judiciário em relação ao PIB (5ª e 7ª posição), e caiu cinco posições no indicador de Índice de Transparência (20º posição).
• Sobre o pilar
O pilar de Sustentabilidade Social leva em conta 13 diferentes indicadores: Inadequação de Moradia, Mortalidade na Infância, Mortalidade Precoce, Mortalidade Materna, Inserção Econômica dos Jovens, IDH, Inserção Econômica, Formalidade do Mercado de Trabalho, Anos Potenciais de Vida Perdidos, Acesso ao Saneamento Básico (Esgoto), Acesso ao Saneamento Básico (Água), Desigualdade de Renda, e Famílias Abaixo da Linha da Pobreza.
• Minas Gerais
Em Sustentabilidade Social, Minas Gerais alcançou 85,3 pontos em 2019, enquanto a média do Brasil no pilar foi de 51,5. Em relação a 2018, o estado avançou nos indicadores de Anos Potenciais de Vida Perdidos e Inserção Econômica (3ª e 8ª posição), e caiu duas posições nos indicadores de Acesso ao Saneamento Básico (Água) e Mortalidade Infantil.
• Elizabeth Jucá - LÍDER MLG
Master em Liderança e Gestão Pública pelo CLP - Liderança Pública /Instituto Singularidades /Harvard Kennedy School (2015), Especialista em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1982). Atualmente ocupa o cargo de Secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.
• Sobre o pilar
O pilar de Sustentabilidade Ambiental leva em conta 5 diferentes indicadores: emissões de CO2; perda de água; tratamento de esgoto; destinação do lixo; serviços urbanos.
• Minas Gerais
Em Sustentabilidade Ambiental, o estado alcançou 67,7 pontos em 2019, enquanto a média do Brasil no pilar foi de 52,8. Em relação a 2018, o estado avançou da 10ª para a 4ª posição no indicador de Destinação do Lixo, e da 12ª para a 6ª no indicador de Serviços Urbanos.
Liderança adaptativa em Brumadinho: como ser líder diante de uma tragédia
Confira a entrevista das líderes MLG, Elizabeth Jucá, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais, e Janaína Reis, Subsecretária de Assistência Social do Governo de Minas Gerais, sobre o papel da liderança frente ao desastre ambiental de Brumadinho em Janeiro de 2019.
• Sobre o pilar
O pilar de Segurança Pública leva em conta 9 diferentes indicadores: atuação do sistema de justiça criminal; presos sem condenação; qualidade da informação de criminalidade; segurança patrimonial; segurança pessoal; morbidade no trânsito; mortalidade no trânsito; mortes a esclarecer; déficit carcerário.
• Minas Gerais
Em Segurança Pública, o estado alcançou 69,7 pontos em 2019, enquanto a média do país foi de 57,5. Em relação a 2018, o estado avançou da 8ª para a 5ª posição no indicador de Atuação do Sistema de Justiça Criminal. Como ponto de atenção, está o indicador de Mortes a esclarecer, no qual ocupa a 25ª posição.
• Sobre o pilar
O pilar de Capital Humano leva em conta 4 diferentes indicadores: custo de mão de obra; qualificação dos trabalhadores; produtividade do trabalho; PEA com ensino superior.
• Minas Gerais
Em Capital Humano, o estado deve estar em alerta. Em 2019, enquanto a média do país foi de 40,5, Minas Gerais ficou com a nota de 29,6. Em relação a 2018, o estado caiu para a 17ª posição no indicador de PEA com Ensino Superior. Portanto, os gestores públicos devem estar atentos à retenção da mão de obra qualificada.
+
O estado de Minas Gerais possui o maior número de Universidades Federais do Brasil, contando com 11 instituições. O desafio, portanto, engloba a retenção dessa mão de obra qualificada.
• Sobre o pilar
O pilar de Infraestrutura leva em conta 9 diferentes indicadores: custo de combustíveis; acessibilidade do serviço de telecomunicações; qualidade do serviço de telecomunicações; qualidade das rodovias; qualidade da energia elétrica; custo da energia elétrica; acesso à energia elétrica.
• Minas Gerais
Em Infraestrutura, o estado alcançou 43,9 pontos em 2019, enquanto a média do país foi de 37,9. Em relação a 2018, o estado avançou da 11ª para a 8ª posição no indicador de Custo de Saneamento Básico, e manteve-se na 25ª posição em Custo da Energia Elétrica.
• Sobre o pilar
O pilar de Inovação leva em conta 4 diferentes indicadores: patentes; investimentos públicos em P&D; empreendimentos inovadores; bolsa de mestrado e doutorado.
• Minas Gerais
No pilar de Inovação, o estado alcançou 44,6 pontos em 2019, enquanto a média do país foi de 39,2. O estado destaca-se no indicador de Patentes (5ª posição), e tem como principal desafio os investimentos em P&D (16ª posição).
• Sobre o pilar
O pilar de Potencial de Mercado leva em conta 3 diferentes indicadores: Tamanho de mercado, Crescimento Potencial da Força de Trabalho; e Taxa de Crescimento.
• Minas Gerais
Em Potencial de Mercado, o estado alcançou 27,9 pontos, ficando abaixo da média do país, de 31,7. O estado tem como oportunidade o indicador de Tamanho de mercado (3ª posição), e desafio, Crescimento Potencial da Força de Trabalho (25ª posição).
• Sobre o pilar
O pilar de Solidez Fiscal leva em conta 9 diferentes indicadores: capacidade de investimento; poupança corrente; índice de liquidez; gasto com pessoal; resultado primário; autonomia fiscal; sucesso da execução orçamentária; solvência fiscal; e resultado nominal.
• Minas Gerais
Em Solidez FIscal, o estado alcançou 0,8 pontos em 2019, enquanto a média do país foi de 63,6. Embora destaque-se no indicador de Autonomia Fiscal (5ª posição), o cenário em todos os demais pilares é preocupante: o estado ocupa as últimas posições do Ranking.
Para garantir a qualidade de nossas formações, o CLP – Liderança Pública propõe experiências com base em um diagnóstico prévio do desafio enfrentado pela organização.
Nossas experiências personalizadas de aprendizado unem uma metodologia de mais 11 anos de atuação junto ao governo com os modelos e características de gestão próprias de cada instituição.
Análise do Desafio
O CLP conduz conversas com os membros da organização para identificar em conjunto qual os desafios a serem enfrentados e o objetivo da experiência de aprendizado, definindo a entrega da formação.
Construção da Experiência
Em conjunto com a organização, especialistas e professores do CLP, são propostos e definidos formatos da experiência e a duração do programa, levando-se em consideração as oportunidades de experiência e aprendizado.
Implementação
Os alunos recebem e interagem com os conteúdos, em diferentes formatos e, se inicia o processo de mudança do desafio identificado no primeiro passo.
Avaliação
Após a execução o CLP, em conjunto com a organização, avalia se os resultados foram satisfatórios.
Converse com nossos especialistas e leve as experiências personalizadas para sua instituição.